Aulas da Unioeste na FPTI iniciam amanhã

Compartilhe esse artigo

Começam hoje (02), na Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), as aulas dos cursos de Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu. No total, 661 alunos e aproximadamente 50 professores vão utilizar as instalações acadêmicas e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do PTI. São 196 alunos do curso de Engenharia Elétrica; 144 de Engenharia Mecânica; 179 de Ciência da Computação; e 142 de Matemática. 

 

O espaço de 3.600 metros quadrados cedido à Universidade conta com 12 salas de aulas, 20 laboratórios equipados, salas de pesquisa, salas de professores e uma biblioteca provisória. E, para o próximo mês, está previsto o início da reforma de outros blocos, que vão abrigar a biblioteca definitiva, auditório, salas de aula e restaurante. Serão mais 2.250 metros quadrados que devem ficar prontos até julho.

 

Compartilhamento

 

Além da Unioeste, as instalações acadêmicas e laboratórios de pesquisa da FPTI também poderão ser utilizados por pesquisadores e outras instituições de ensino que venham a se instalar no local. Segundo o diretor da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, toda a estrutura disponível será compartilhada, atendendo assim o objetivo do Parque, que é de investir no desenvolvimento científico e tecnológico da região.

 

“Vamos ter muito próximo acadêmicos, professores e pesquisadores, formando assim uma massa crítica voltada à tecnologia aplicada. As descobertas acadêmicas também serão transferidas às empresas da região, que assim poderão acompanhar o desenvolvimento do mercado em geral, agregando a inovação tecnológica ao seu currículo”, declarou Sotuyo.

 

Histórico

 

Desde a criação dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciências da Computação e Matemática, a Unioeste já formou 279 profissionais. Dos quatro cursos, apenas Engenharia Mecânica, que foi criado em 2002, ainda não formou nenhuma turma.

 

O primeiro curso criado na área de Engenharia e Ciências Exatas foi Ciências da Computação, em 1995. Desde a formatura da primeira turma, em 1999, 119 acadêmicos concluíram o curso. Vários destes alunos fizeram ou estão fazendo cursos de mestrado e doutorado em universidades como a UFPR, USP, UFSC e UFRGS, e também em universidades da França.

 

Já o curso de Engenharia Elétrica formou, desde a sua criação, em 1998, 53 alunos. Como no caso dos acadêmicos de Ciências da Computação, os alunos de Engenharia Elétrica da Unioeste também conseguiram vagas em cursos de mestrado e doutorado em grandes universidades. A maioria também conseguiu emprego em grandes empresas, como a Petrobrás, Furnas, Vale do Rio Doce, Copel e Sadia.

 

Outro curso criado em 1998 foi Matemática, que já formou quatro turmas, num total de 107 alunos.

 

Parceria

 

Mesmo antes da parceria para a instalação do Centro de Engenharia e Ciências Exatas na FPTI, a Itaipu tem sido uma grande incentivadora dos cursos de graduação da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu. Em 1995, a Itaipu firmou o primeiro convênio de cooperação técnica com o curso de Ciência da Computação, com o objetivo de “formar recursos humanos na área, especializar técnicos da Itaipu e desenvolver projetos conjuntos.” Já em 1998 foi firmado um convênio na área de Engenharia Elétrica, visando “o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e de formação de recursos humanos no campo da engenharia Elétrica.”

 

Outro convênio firmado entre Itaipu e Unioeste foi na área de Educação, em 2001, para a “capacitação e atualização de recursos humanos e desenvolvimento de atividades educacionais, visando à promoção da escolaridade de nível fundamental e de nível médio dos empregados da Itaipu no âmbito do Programa de Educação Complementar – PEC.”

 

Mas, além de apoiar o desenvolvimento dos cursos, a Itaipu também “batalhou” para a criação do curso de Engenharia Mecânica. Em 2002, a empresa assinou um convênio apoiando a implantação e consolidação do Curso de Engenharia Mecânica na Unioeste, campus de Foz do Iguaçu.

 

Tópicos: 

Mais notícias