Com o objetivo de preservar o conhecimento adquirido em anos de operação e manutenção e levar o seu know-how para outras companhias do setor elétrico, Itaipu implantou sua Universidade Corporativa (UCI).
A ideia nasceu de dois grandes projetos. Um deles é de iniciativa da Eletrobrás, que vem estimulando as empresas do setor a criar ou fortalecer programas desse tipo. O outro é o de Gestão do Conhecimento, que a binacional já vinha executando e que visa a organizar o seu capital intelectual.
Um dos aspectos do projeto é a interconexão de todos os bancos de dados. Para isso, foi criado o portal Gestão do Conhecimento, disponível na intranet. A implantação mostrou que já havia diversas iniciativas de sistematização do capital intelectual da empresa. Um dos temas já completamente mapeado é a instalação de uma nova unidade geradora.
A Universidade Corporativa é gerida por um conselho com 14 integrantes (sete de cada país) e conta com facilitadores de diversas áreas. No estágio atual, toda a parte legal foi concluída, inclusive a criação do estatuto, que estabelece sua atuação em três linhas básicas:
Com objetivo de reconhecer os projetos de melhorias de processos sugeridos pelo corpo funcional, o prêmio é uma iniciativa da Diretoria Administrativa da empresa, em parceria com a Universidade Corporativa.
O Inowatt é um prêmio binacional que visa fomentar ainda mais a cultura da inovação no ambiente interno, por meio do reconhecimento dos projetos de melhorias de processos sugeridos pelo corpo funcional.
São três categorias, seguindo as cadeias de valores da empresa: “produção de energia”, “social e ambiental” e “gestão e suporte”.
Além de reconhecer as melhores ideias, o Prêmio Inowatt tem o objetivo de colocar os projetos em prática, melhorando os processos internos da empresa líder mundial em produção de energia limpa e renovável.
A Universidade Corporativa Itaipu (UCI) é um pólo de irradiação e consolidação de cultura empresarial.
Seu currículo deverá incluir atividades ligadas aos princípios, às crenças e aos valores da organização que funcionem como impulso ao crescimento da motivação dos seus colaboradores. Desta forma, a UCI confere à educação corporativa um status estratégico.
Entre as principais ações de educação corporativa estão a implantação de programas de desenvolvimento profissional, a construção de um portal de internet de educação a distância (e-learning) e especializações conjuntas com a Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás (Unise) e a Universidade Aberta do Brasil.
Empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público de distribuição, geração ou transmissão de energia elétrica no Brasil são obrigadas por lei a aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua receita operacional líquida no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, conforme regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Itaipu não está sujeita a esta legislação devido à sua natureza jurídica singular. No entanto, ciente da importância de tratar estrategicamente as ações voltadas para a pesquisa, desenvolvimento e inovação, a usina instituiu estas atividades como uma das três linhas de ações da Universidade Corporativa Itaipu (UCI).
Entre as áreas de interesse da pesquisa, desenvolvimento e inovação, estão a produção de energia; a segurança de barragem; a modernização da usina; o meio ambiente; tecnologia de informação; a tecnologia social; a Geração Distribuída; o Veículo Elétrico; e a produção de hidrogênio.
A UCI vai atuar como uma entidade articuladora entre os diversos setores da empresa, envolvendo principalmente as áreas de recursos humanos, treinamento e Tecnologia da Informação.
A Universidade não terá uma estrutura física própria. Por isso, vai trabalhar próxima de organismos como o Itaipu Parquetec, que já atua em pesquisa e desenvolvimento.
A ideia é não replicar atribuições. Para coordenar essa integração, há uma câmara técnica que define as ações prioritárias, como a criação do Centro de Estudos Avançados de Segurança de Barragem, em parceria com o Itaipu Parquetec, e na formação de cursos de especialização, em parceria com instituições da esfera federal, entre elas o Ministério da Educação (MEC).
Além de atender ao público interno, a Universidade Corporativa vai trabalhar com públicos que de alguma forma estão relacionados com os objetivos de Itaipu. Na área ambiental, por exemplo, ela vai agir na capacitação para entidades que estão sediadas no entorno da usina.
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados