Com 976 hectares que somam remanescentes de áreas naturais, e outras regeneradas ou de proteção permanente em duas microbacias, conecta o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) às áreas protegidas da Itaipu Binacional.
Saiba MaisO Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), localizado em Foz do Iguaçu, faz parte das áreas protegidas da Itaipu, mas é muito mais que um local de conservação da natureza. Ele abriga diversas pesquisas e funciona como um espaço de educação para a sustentabilidade.
A Unesco concedeu ao Refúgio Biológico Bela Vista o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, sendo também a primeira Unidade de Gestão Descentralizada do programa.
O RBV ocupa uma área de 1.780 hectares e abriga o Zoológico Roberto Ribas Lange, principal atrativo do roteiro de visitas. Ali, estão cerca de 200 animais de 50 espécies, entre répteis, anfíbios, aves e mamíferos exclusivamente da Mata Atlântica. Os animais são provenientes do próprio Criadouro de Animais Silvestres da Itaipu, de outros zoológicos ou de órgãos ambientais como Polícia Ambiental, IAT, Ibama e ICMBio.
O RBV conta, ainda, com o maior e mais bem-sucedido programa de reprodução de harpias do mundo. A unidade também tem tido sucesso na reprodução de onças-pintadas, antas, mutuns-de-penacho, jacutingas e outros animais ameaçados e importantes para a conservação de florestas, uma vez que atuam como dispersores de sementes.
Dentro de uma estratégia de conservação ex situ, alguns dos animais reproduzidos no RBV são enviados para outras unidades de conservação, inclusive fora do Brasil. Exemplo disso são mutuns-de-penacho que foram para a reserva Gran Parque Iberá, na Argentina, graças a uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Fundação Rewilding Argentina, e exemplares de harpia transferidos para o Zoológico de Nuremberg (Alemanha).
Com 976 hectares que somam remanescentes de áreas naturais, e outras regeneradas ou de proteção permanente em duas microbacias, conecta o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) às áreas protegidas da Itaipu Binacional.
Saiba MaisMuito mais que um local de conservação da natureza, o RBV. Ele abriga diversas pesquisas e funciona como um espaço de educação para a sustentabilidade.
Saiba MaisConecta as reservas e refúgios em torno do reservatório, constituindo uma parte importante do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. A largura média é de 208 metros e a extensão alcança 2,9 mil km
Saiba Mais© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados