

Para a Itaipu, os cuidados com água e solo na bacia hidrográfica são fundamentais para promover a segurança hídrica do reservatório e o desenvolvimento sustentável do território. Nesse contexto, as ações de saneamento rural e urbano têm importância estratégica e resultam em impactos positivos para os ecossistemas e para a qualidade de vida das comunidades.
Por isso, a Itaipu atua em diversas ações voltadas ao saneamento ambiental, incluindo a gestão de resíduos sólidos e o fortalecimento da atividade dos catadores, além de apoiar prefeituras a realizarem seus projetos de saneamento por meio de convênios e de editais do programa Itaipu Mais que Energia.
A primeira ação de Itaipu voltada ao saneamento ambiental se dá na própria empresa, com a formulação e implementação de procedimentos e mecanismos de gerenciamento do saneamento no âmbito da usina.
O principal resultado consiste em ter um ambiente saneado na Itaipu, beneficiando os empregados e moradores do entorno, bem como catadores de materiais recicláveis, que recebem os materiais coletados na Itaipu.
Itaipu doa aproximadamente 7 mil quilos de materiais recicláveis por mês (papel branco, papel colorido, papelão, copos plásticos, plástico mole e plástico duro), bem como a média mensal de 15 mil quilos proveniente de varrição, coleta e destinação adequada de entulhos.
Restos de alimentos dos restaurantes da usina são utilizados para a geração de energia renovável a partir de biogás, na microcentral termelétrica da usina.
A Itaipu apoia prefeituras municipais do Paraná e do Mato Grosso do Sul a realizarem projetos de saneamento ambiental, como no Edital 1 do Programa Itaipu mais que Energia.
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados