A mais abrangente atualização tecnológica da Itaipu desde sua entrada em operação começou a ser executada em 2022, prevê 14 anos de serviços, e contempla:
Uma das salas do Centro de Integração de Sistemas e Capacitação (Cintesc). Foto: William Brisida/Itaipu.
Para manter seus excelentes índices de desempenho, a Itaipu Binacional está conduzindo o mais abrangente plano de atualização tecnológica da usina hidrelétrica desde sua entrada em operação, com cerca de US$ 670 milhões em investimentos já contratados.
O plano começou a ser executado em maio de 2022 e prevê 14 anos de serviços. A atualização tecnológica contempla a substituição de diversos sistemas de controle e proteção da usina, dentre eles os das 20 unidades geradoras, da subestação isolada a gás, dos serviços auxiliares da Usina, das comportas do vertedouro e da barragem. A parada da primeira unidade geradora está prevista para 2026, após um planejamento detalhado e uma série de trabalhos preliminares que vêm sendo executados .
O processo prevê também a modernização da Subestação da Margem Direita, e a construção de estruturas de apoio, como o Centro de Integração de Sistemas e Capacitação (Cintesc) e almoxarifados específicos. A substituição de equipamentos eletromecânicos pesados, como turbina, rotor e estator, não está incluída no plano, já que eles estão em excelentes condições e longe do final da vida útil típica para este tipo de componente.
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados