1. Home
  2. Institucional
  3. Recursos Humanos
  4. Programa de Iniciação ao trabalho (PIIT)

Programa de Iniciação ao trabalho (PIIT)

Direito à profissionalização dos adolescentes integrantes de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social de Foz do Iguaçu

O Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho – PIIT -, fundado em 1988, promove o direito à profissionalização (art.227, caput, da CF e art. 4º, caput, do ECA) dos adolescentes integrantes de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social de Foz do Iguaçu. Por meio de conteúdos e práticas alicerçadas nos Quatro Pilares da Educação, da UNESCO, e das Competências para a Vida, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o PIIT apoia os adolescentes na construção de sua identidade, na conquista de sua autonomia e em seu processo de interação com outros adolescentes e colegas de trabalho, com a família e a comunidade. Para participar do PIIT, em Foz do Iguaçu, o adolescente deve se inscrever na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu. Deve estar matriculado e frequentando regularmente o ensino fundamental ou ensino médio e não ter como responsável legal empregado do quadro próprio da ITAIPU. No Brasil, o PIIT divide-se em duas modalidades:
Adolescente Aprendiz Adolescente Iniciante ao Trabalho
Podem fazer parte os candidatos que tenham idade entre 14 (quatorze) anos e 17 (dezessete) anos e 11 meses e 29 dias até a data da contratação. Podem fazer parte os candidatos que tenham idade entre 16 (dezesseis) anos e 17 (dezessete) anos e 11 meses e 29 dias até a data da contratação.

O adolescente recebe uma bolsa-auxílio mensal no valor de um salário-mínimo vigente, seguro de vida, vale-transporte, vale-alimentação e assistência médica e odontológica.

O Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho – PIIT é um Programa de Inclusão Social pautado na ética do cuidado, concretizada através de ações educativas. Desde 1988 já foram beneficiados mais de 7000 adolescentes.