Itaipu promove capacitação em comercialização de energia para equipe da Diretoria Financeira 

Compartilhe esse artigo

Treinamento com CCEE prepara empregados(as) para novo cenário do mercado brasileiro e revisão do Anexo C do Tratado 

Nos dias 1º e 2 de outubro, cerca de 60 empregados(as) da Diretoria Financeira da Itaipu Binacional participam de um treinamento inédito In-Company promovido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A capacitação tem como tema central a “Visão Geral das Regras de Comercialização de Energia Elétrica” e ocorre em um momento estratégico para a empresa. 

Segundo o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone, a iniciativa é vital para preparar a usina para um futuro de maior interação com o mercado nacional. “Estamos vivendo uma transformação na empresa, com a negociação do Anexo C; a possibilidade de ampliar a potência instalada da Usina e de ter um novo bloco de energia por meio da geração solar no reservatório. Isso exige uma equipe capacitada para interagir com o setor elétrico nacional”, afirmou. 

Diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone e o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.

O curso, ministrado por especialistas da CCEE, oferece uma abordagem didática e prática, com foco nos fundamentos regulatórios, comerciais e operacionais do setor elétrico brasileiro. A ementa inclui temas como o Mercado de Curto Prazo (MCP); Garantia Física; Mecanismo de Realocação de Energia (MRE); Preço de Liquidação das Diferenças (PLD); contratos de energia e o papel estratégico da Itaipu no Sistema Interligado Nacional (SIN). 

De acordo com o especialista em capacitação da CCEE, Edmilson Ferreira da Silva, o treinamento foi estruturado para conduzir os participantes por uma sequência lógica de aprendizado, partindo dos fundamentos da comercialização de energia até os processos técnicos de contabilização e liquidação. E o conteúdo foi pensado especialmente para atender às demandas da equipe financeira da Itaipu. “Vamos contextualizar os dados e montar o raciocínio até chegar ao resultado que a CCEE divulga sobre Itaipu. A ideia é contar essa história de forma clara, mesmo sendo um tema árduo, para que todos saiam daqui com domínio técnico sobre o assunto”, explicou. 

Especialistas em capacitação da CCEE, Edmilson Ferreira da Silva e Riomar Jorge.

Mudanças no setor 

A capacitação ocorre em um contexto de mudanças significativas no setor que podem afetar a Itaipu. A nova dinâmica exige que os profissionais da Margem Esquerda estejam familiarizados com as regras e procedimentos da comercialização de energia elétrica. 

Segundo o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, a parceria com Itaipu representa um marco na capacitação do setor. Ele ressaltou que o curso foi customizado para atender às especificidades da Binacional, visando preparar os profissionais para atuar com eficiência no novo cenário do setor elétrico brasileiro. 

Além das apresentações expositivas, o curso foi desenhado para promover debates e troca de experiências, envolvendo desde conceitos fundamentais até a aplicação prática no dia a dia da gestão financeira e regulatória da usina. 

Para Luis Alberto Pereira Oliveira, analista de planejamento financeiro com mais de 30 anos de experiência na Itaipu, o treinamento é essencial. 
“Com as mudanças previstas para 2027, precisamos compreender profundamente como funciona a comercialização hoje e como podemos nos posicionar no futuro. Estar preparados é fundamental”, completou. 

Luis Alberto Pereira Oliveira, analista de planejamento financeiro.

Marinês Gonçalves Demarchi, contadora da Itaipu Binacional há pouco mais de um ano, contou que, antes de ingressar na empresa, não tinha familiaridade com o tema da comercialização de energia elétrica. Para ela, o curso promovido pela CCEE é fundamental para entender o papel estratégico da usina no fornecimento de energia e os desdobramentos da comercialização no contexto binacional. “É um tema complexo, que envolve a compreensão da comercialização da energia no País, desde a geração até a distribuição nas unidades consumidoras. Isso é essencial para ampliarmos nossa visão do negócio da empresa em que trabalhamos. Quando surgiu a oportunidade de participar da capacitação, me inscrevi para conhecer mais sobre o assunto”, finalizou. 

Tópicos: 

Mais notícias