Esta é a 15ª edição do Relatório de Sustentabilidade da Itaipu Binacional. Este documento reporta as iniciativas e os resultados realizados pela Empresa no território brasileiro no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017. No entanto, deve-se observar que as informações econômicas, de governança e de produção de energia são binacionais. Por meio deste Relatório, Itaipu reafirma o seu compromisso com a transparência perante as sociedades brasileira e paraguaia.

A utilização da versão mais atualizada das diretrizes da Global Reporting Initiative, publicada em 2016, é um dos fatos mais relevantes deste documento.

Relatório preparado em conformidade com o GRI STANDARDS: opção Essencial.

Documento submetido ao serviço de “Content Index”, da GRI para verificação de requisitos e diretrizes do Sumário.

[+] Clicando aqui é possível consultar a lista dos conteúdos relatados (que incluem ainda o conjunto de indicadores do suplemento setorial de energia elétrica) e sua localização neste documento.

A Itaipu Binacional foi uma das pioneiras, no Brasil e no setor elétrico nacional, na adoção da metodologia da GRI, em 2007, e atualmente participa do Grupo Corporativo de Líderes Relato 2025, que alinha os relatórios de sustentabilidade aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para este documento, foram definidas como unidades operacionais significativas a área industrial da usina e os escritórios localizados nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Helena, Guaíra e Curitiba.

No Relatório também são apresentadas informações das três fundações constituídas e das quais a Itaipu participa: Fundação Itaipu-Brasil de Previdência e Assistência Social (Fibra), quando o assunto é previdência privada; Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), ao abordar o tema pesquisa, inovação e desenvolvimento regional; e Fundação Itaiguapy, no que se refere a serviços de saúde ofertados na área de influência da empresa

Os relatórios de sustentabilidade da Itaipu são elaborados sob a coordenação da Assessoria de Responsabilidade Social, com o auxílio das áreas de planejamento e coordenação das Diretorias.

Com o objetivo de atestar o compromisso com a integridade das informações, a Itaipu submete seus relatórios à verificação independente desde 2004. A empresa responsável por conduzir a asseguração é contratada por meio de processo licitatório. Este documento foi verificado pela KPMG e informações sobre o procedimento de asseguração pode ser verificado [+] clicando aqui

Contato

Para informações adicionais, sugestões, críticas ou comentários sobre este Relatório, entre em contato com a Assessoria de Responsabilidade Social pelo e-mail [+] responsabilidadesocial@itaipu.gov.br . ou pelos telefones:
(41) 3321-4292;
(45) 3520-5922.

Definições

  • A Itaipu Binacional também é chamada de Usina, Hidrelétrica, Entidade, Binacional, Empresa e Organização
  • “Lago” significa o reservatório da hidrelétrica.
  • A definição de “empregados” se refere às pessoas que compõem o quadro próprio da Empresa. Já o termo “colaboradores” inclui empregados, jovens aprendizes, estagiários e empregados de empresas prestadoras de serviços terceirizados que atuam na usina e nos escritórios.
  • Área de atuação da Itaipu Binacional refere-se ao território composto pelos 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (28 no Paraná e Mundo Novo, cidade do Mato Grosso do Sul) e por outros 25 municípios do Oeste do Paraná, uma área total ocupada por cerca de 1,3 milhão de habitantes.

Materialidade

O processo adotado para definir o conteúdo deste Relatório consistiu em uma análise dos tópicos materiais mais relevantes identificados nas edições anteriores do documento, visando o aprimoramento nos processos de gestão destes aspectos

Para atender ao princípio de inclusão das partes interessadas, foram realizadas duas abordagens: a primeira considerou a representação dos interesses do público interno e aconteceu a partir do levantamento dos principais aspectos de sustentabilidade contidos nas falas, apresentações, artigos e entrevistas do Diretor-Geral Brasileiro (DGB); no Plano Empresarial; nas Diretrizes Táticas e Operacionais; nas resoluções emitidas pelo Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva e nas determinações dos Diretores; em cerca de 412 reportagens veiculadas no Jornal de Itaipu Eletrônico (JIE); e na Ouvidoria e nos canais de diálogo com o DGB (Fale com Vianna e Bate Papo com Vianna).