[103-2; 103-3; 102-37]Gestão de Pessoas

A Itaipu Binacional faz contratações por meio de processo seletivo externo, uma medida que, apesar de não estar prevista em seu Tratado, foi estabelecida para garantir a universalidade e isonomia do acesso de pessoas em seu quadro de empregados. Esse método de seleção não faz distinções de gênero ou etnia, e respeita o princípio de inclusão ao ofertar vagas específicas para pessoas com deficiência e para pessoas negras.

A Empresa considera a gestão de pessoas uma prática essencial para alcançar a excelência na produção de energia e, nos processos administrativos e de suporte. Assim, participa periodicamente de pesquisas salariais para garantir remuneração e benefícios condizentes com os praticados no mercado e no setor elétrico brasileiro. Negociações para a definição de reajustes salariais, planos de carreira e participação de resultados são realizadas com os sindicatos. Embora não tenha feito nos últimos anos, há o compromisso de realizar pesquisa de clima organizacional em 2018.

Durante o ano de 2017, o Diretor-Geral Brasileiro implantou o Bate Papo com o Vianna, promovendo encontros com empregados de diferentes áreas da Empresa para uma conversa direta e sem filtros. A cada edição oito empregados têm oportunidade de apresentar suas ideias e sugestões e ouvir do Diretor-Geral a sua visão sobre o presente e o futuro da Empresa. A seleção dos participantes é feita por sorteio entre os profissionais que se inscreveram.

O ano também foi marcado pelo início do trabalho de mudança e alinhamento cultural que está sendo feito por uma consultoria especializada de renome internacional. Foram realizados dois encontros iniciais, o primeiro com os diretores, superintendentes e assistentes da Empresa e o segundo com os gerentes de departamento e divisão. Esta ação visa ampliar a compreensão de todos sobre o propósito da Entidade e a importância das relações interpessoais na busca dos objetivos estratégicos.

[102-7; 102-8]Perfil do Quadro de Empregados

Total de trabalhadores, quadro próprio e outros - base de referência 31/12/2017