[103-2; 103-3]Saúde e Segurança do Trabalho

A gestão da Saúde e Segurança do Trabalho da Itaipu é realizada pela Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho e Divisão de Medicina do Trabalho, ambas subordinadas ao Departamento de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho

Buscando atingir as melhores práticas de saúde e segurança na realização de suas atividades, aliadas ao atendimento da conformidade legal, a Itaipu, através de seu programa de Educação Corporativa, capacita seus empregados em temas exigidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como trabalho em altura (NR 35), espaço confinado (NR 33), operação de plataforma aérea (NR 11) e serviços em instalações elétricas (NR 10). Ao todo, em 2017, foram capacitados 676 empregados nas respectivas NR.

O Programa de Conservação Auditiva - PCA, que contempla uma série de ações preventivas e de monitoramento do ruído, por meio de palestras e treinamentos sobre a conservação auditiva e orientações quanto à correta utilização dos equipamentos, alcançou aproximadamente 500 empregados.

[EU18] Com o objetivo de assegurar o cumprimento das Diretrizes de Saúde e Segurança para Empresas Contratadas, a Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho realizou 92 Palestras de Integração na qual participaram aproximadamente de 500 colaboradores.

[403-2]

Taxa de lesões, doenças, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho

Entre as ações realizadas pelas áreas responsáveis pela Saúde e Segurança do Trabalho, destacam-se:

  • O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que incluiu novos marcadores biológicos para monitoramento de trabalhadores expostos a riscos químicos e consolidada a análise corporal por meio de exame de bioimpedanciometria.
  • 4 reabilitações profissionais em 2017, propiciando a esses profissionais a reintegração ao trabalho.
  • A Campanha Anual de Vacinação contra a Gripe que vacinou 1.669 trabalhadores, entre empregados, estagiários, terceiros e jovens do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho – PIIT, com índice de vacinação dos empregados da Itaipu sendo de 72%.
  • O Projeto do Sistema de Gestão do Trabalho Seguro (SGTS), em 2017, foram capacitados 339 empregados, totalizando 6.052 horas de treinamentos, nos temas Princípios de Gestão de Riscos, Observações do Trabalho Seguro, Planejamento do Trabalho Seguro e Liderança em Segurança do Trabalho, este último voltado a gerentes e líderes.
  • O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais da Itaipu, em que foram reavaliados 46% dos grupos de trabalhadores contemplando os riscos e nomenclaturas utilizadas pelo eSocial.
  • A CIPA / SIPAT - realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT, cujo tema era: "Planejamento, pilar da segurança", foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA em agosto e contou com a participação massiva dos trabalhadores, tendo atingido a marca de 3,8 mil participantes nos três dias do evento, número quatro vezes maior que o da edição de 2016.
  • O Programa Reviver de Valorização da Saúde e da Qualidade de Vida realizou ações com foco em educação para mudança de comportamento, incentivando a promoção, prevenção e a recuperação da saúde. Foram atendidos cerca de 68% dos empregados com ações multidisciplinares das equipes médica, de enfermagem, educadores físicos e nutricionista.
  • A Semana do Bem-Estar ofereceu atividades voltadas ao relaxamento, bem-estar, educação em saúde, interação com os participantes, cuidados individuais e campanha de doação de sangue. No total, 768 atendimentos foram realizados em Curitiba e Foz do Iguaçu.