[401-1]Desligamento

Os desligamentos registrados na Empresa são em sua maioria referentes à adesão ao Programa Permanente de Desligamento Voluntário (PPDV). O Programa atende a empregados com mais de 50 anos de idade e em condições de se aposentar pela previdência privada da Itaipu, a FIBRA. O tempo médio de carreira na Itaipu dos empregados desligados foi de 23 anos.


Tempo médio em que os empregados demitidos ficaram na Itaipu, por faixa etária e gênero - base de referência 31/12/2017

[404-2] Programa de Reflexão para a Aposentadoria (PRA)

A Itaipu Binacional oferece anualmente o Programa de Reflexão para a Aposentadoria (PRA), que realiza durante três dias palestras para tratar das questões burocráticas do desligamento e sobre aspectos financeiros, saúde, sexualidade, projeto de vida, organização de tempo e qualidade de vida na aposentadoria. A participação é espontânea e conta com grande adesão. Já foram 474 participações computadas desde 2009. Em 2017, 49 profissionais participaram do Programa.


[EU15] Porcentagem de Empregados com direito a aposentadoria nos próximos 5 e 10 anos, por Categoria Funcional e Região

A Itaipu não possui controle das datas de aposentadoria oficial. A estatística abaixo apresentada é com base na data limite de permanência na empresa, a qual contempla a data em que o profissional preenche 100% das carências para aposentadoria complementar na Fibra (que considera idade, tempo de contribuição ao INSS, tempo de filiação na Fibra e tempo como empregado da binacional) e também a data de saída escolhida pelo Programa Permanente de Desligamento Voluntário (PPDV).