[103-2; 103-3;102-42; 203-2;413-1]Desenvolvimento Territorial Sustentável

A Itaipu tem um sólido histórico de comprometimento com o desenvolvimento sustentável da região em que está inserida, que atualmente abrange 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (28 no Paraná e Mundo Novo, cidade do Mato Grosso do Sul) e outros 25 municípios do Oeste do Paraná, com cerca de 1,3 milhão de habitantes.

A Empresa desenvolve programas voltados à conservação ambiental, melhorias na infraestrutura, saúde pública, geração de renda, educação, proteção e respeito aos direitos humanos, que contribuem para a constante melhoria da qualidade vida na região. Esse compromisso faz parte da sua Política Binacional de Sustentabilidade, aprovada em 2014, e consta no Plano Estratégico da empresa desde 2003. Conheça algumas das ações de Itaipu na página 68 (tabelas com programas).

Além dessas iniciativas, a Empresa distribui royalties para os governos do Brasil e do Paraguai e prioriza a contratação de fornecedores locais nos processos licitatórios, especialmente micro e pequenas empresas.

Como um empreendimento totalmente instalado, Itaipu não provoca novos impactos significativos. Os riscos e a vulnerabilidade dos sistemas de controles internos são avaliados e monitorados, constando do Mapa de Riscos Corporativos do Sistema Integrado de Gestão de Riscos.

No ano de 2017, uma das principais ações de engajamento da Empresa foi a realização de seis seminários microrregionais para identificar e compartilhar informações sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para população de 54 municípios da região.

Os eventos ocorreram nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel e Toledo, reunindo cerca de 350 pessoas.

O objetivo desses encontros é engajar o governo municipal, a sociedade civil e o setor privado na construção de uma Agenda de Atuação Conjunta para implementação da Agenda 2030. Além disso, desde agosto, estão sendo realizadas reuniões de articulação com base no levantamento das informações e necessidades feito com as lideranças locais.

Na sequência dos trabalhos, será elaborada uma plataforma de indicadores para que as cidades parceiras possam contribuir efetivamente com as metas dos ODS. O trabalho é resultado de um convênio entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Itaipu.