[103-2] Gestão Empresarial

Todas as decisões relacionadas à gestão empresarial, ao planejamento da prestação de serviços de eletricidade, planos de auditoria, entre outros assuntos estratégicos são resultados de entendimentos e consenso entre os representantes brasileiros e paraguaios no Conselho de Administração e Diretoria Executiva. Em questões muito importantes, como a aprovação das Demonstrações Financeiras, há a exigência de prévios pareceres da Eletrobras e da Ande.

O Plano Estratégico compõe, junto com os planos táticos e operacionais, o Plano Empresarial, previsto no Sistema de Planejamento e Controle Empresarial (SPCE), que foi definido no regimento interno da Empresa como o modelo oficial de gestão da Itaipu.

No Plano Estratégico são definidos a Visão, as Políticas e Diretrizes Fundamentais e os Objetivos Estratégicos. Atualmente emprega-se como principal ferramenta para a

elaboração e execução do plano, o Balanced Scorecard (BSC), no qual são definidos, além dos objetivos estratégicos, as metas e indicadores empresariais formalizados e publicados por meio das diretrizes táticas. Além do BSC, também são utilizadas as metodologias de Gestão por Processo e a Gestão de Projetos, que juntas suportam o plano operacional, que é definido em um horizonte de cinco anos e é composto por programas e ações onde são alocados os recursos financeiros

"Compromisso com a excelência operativa e o desenvolvimento sustentável"

No ano de 2017, a revisão do Plano Empresarial alterou a abordagem do foco dos processos internos, visando o aperfeiçoamento das práticas de gestão e governança empresarial, reforçando o compromisso da Itaipu com a excelência operativa e o desenvolvimento sustentável.