Premiações
  • Pelo terceiro ano, as atrações do Complexo Turístico Itaipu (CTI) receberam o Certificado de Excelência do TripAdvisor, um dos mais conhecidos sites de viagens do mundo. A premiação vem do reconhecimento dos atrativos pelos próprios visitantes, a partir das avaliações feitas no site oficial do TripAdvisor.

  • A Itaipu Binacional recebeu o prêmio Olho de Prata, concedido pela Oficina Regional de Educação para a América Latina e Caribe (Orsalc), órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

    "Prêmio Olho de Prata"

    O prêmio tem aval do Instituto Internacional para a Educação Superior em América Latina e Caribe (Iesalc), órgão da própria Unesco, e é um reconhecimento às boas práticas e experiências em responsabilidade social promovidas pela binacional no Paraguai.

  • As informações sobre as rochas que compõem a fundação da barragem da usina de Itaipu Binacional e suas características geotécnicas podem ser visualizadas em formato tridimensional e em perfis, em um software desenvolvido pelo Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O artigo sobre esse programa, que auxilia a análise dos engenheiros responsáveis pela segurança de barragens, foi premiado no Seminário Nacional de Grandes Barragens.

    "Prêmio de melhor trabalho do Tema"

    O artigo técnico sobre o software, intitulado “Modelagem geológica e geotécnica da fundação integrada com dados piezométricos”, recebeu da Comissão Organizadora do Seminário o prêmio de melhor trabalho do Tema 4: Reabilitação de Barragens para Garantir a Segurança. Os autores são Josiele Patias (Itaipu), Débora Fernandes (Ceasb/FPTI) e Jorge Kazuo Yamamoto, da Universidade de São Paulo (USP).

  • Cinco projetos paranaenses foram certificados no Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil (FBB) – edição 2017. O Trilha Jovem, projeto promovido pelo Polo Iguassu com apoio da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), foi uma das iniciativas certificadas. O projeto capacita jovens entre 16 e 24 anos, preparando-os para o mercado de trabalho no setor de turismo. A formação tem duração de um ano e utiliza metodologia que trabalha a transformação técnicoprofissional, social e individual. As aulas acontecem no PTI e é a terceira vez que o Trilha recebe a certificação.

    "Primeiro lugar no ranking Benchmarking "

    O Programa Plantas Medicinais, da Itaipu e parceiros, obteve o primeiro lugar no ranking Benchmarking 2017, que anualmente premia melhores práticas socioambientais do Brasil.

  • A Itaipu foi contemplada com o selo SESI ODS, na categoria grande indústria, com o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), ancorado pela Itaipu e parceiros.

  • A Itaipu Binacional foi uma das empresas premiadas na 3ª edição do Empresas Mais, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo, a partir de metodologia da Fundação Instituto de Administração (FIA). A usina ficou em terceiro lugar na categoria Utilidades e Serviços Públicos. Em primeiro e segundo lugar ficaram as empresas Engie e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), respectivamente. O prêmio analisou uma base de dados de 1,5 mil empresas, divididas em 22 categorias. Foram avaliadas eficiência, práticas de governança, saúde financeira, nível de endividamento e qualidade dos serviços prestados pelas companhias.

  • A Itaipu Binacional ficou em segundo lugar na categoria Energia, vencida pela Eletrobras, na oitava edição do prêmio MarCo, iniciativa da revista Época Negócios que elege as marcas corporativas de maior prestígio no Brasil.

    "Prêmio Mario Bhering de Preservação de Memória"

    O Ecomuseu da Itaipu recebeu o Prêmio Mario Bhering de Preservação de Memória, no dia 28 de setembro, durante o terceiro Encontro Nacional sobre Preservação de Memória no Setor de Energia Elétrica - Preserva.ME 2017.

  • As práticas sustentáveis relacionadas a transportes e mobilidade, incluindo a gestão da frota, Sistema de Compartilhamento Inteligente (SIC), o programa Veículo Elétrico e as pesquisas em fontes alternativas renderam à Itaipu Binacional o Troféu Frotas e Fretes Verdes 2017 – categoria Empresa com Sustentabilidade em Produto ou Processo, concedido pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia.

    "12ª. posição dentre as 500 empresas do Sul do país"

    Ranking Grandes e Líderes – 500 Maiores do Sul 2017, promovido pela revista Amanhã em parceria com a consultoria PriceWaterhouseCoopers (PwC Brasil): no ranking estadual, a empresa aparece na quinta posição, entre as 185 maiores companhias com sede no Paraná. No ranking regional, ficou com a 12ª. posição dentre as 500 empresas do Sul do país.

  • O Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, foi eleito um dos 100 Mais Influentes da Energia 2017, na categoria Geração e Produção. Considerado o Oscar da Energia, o prêmio é uma realização da Revista Full Energy e do Grupo Mídia.