Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Filme de Indiana Jones mostra Cataratas do Iguaçu
Tamanho da letra
15/02/2008

Foz do Iguaçu poderá reviver o apogeu do turismo registrado na década de 80 com o filme “A Missão”.

 

A saga continua. Agora, com uma dose de adrenalina extra proporcionada pela paisagem exuberante do Parque Nacional do Iguaçu. O novo filme do diretor Steven Spielberg, com Harrison Ford de volta à pele do herói Indiana Jones, estréia nos principais países do mundo, incluindo o Brasil, entre os dias 22 e 23 de maio. Só nos Estados Unidos, o filme será apresentado simultaneamente em 4 mil cinemas.

 

Na última quinta-feira, o site oficial de "Indiana Jones e o reino da caveira de cristal" mostrou o primeiro trailer do filme. Ao som da famosa trilha sonora do herói, o trailer relembra as grandes aventuras passadas do arqueólogo e dá uma mostra do que ele terá de enfrentar agora. Nas cenas, um sobrevôo sobre as Cataratas do Iguaçu, que por certo servirão para compor um cenário fantástico para personagens idem.

 

Gravações no Parque

 

Segundo o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, as cenas para o filme foram gravadas de 6 a 10 de agosto do ano passado, por uma produtora do Rio de Janeiro. Para as gravações foram mobilizadas 25 pessoas e locados sete veículos. As tomadas foram feitas nas trilhas e do alto do Parque Nacional do Iguaçu. Para as imagens aéreas, os produtores utilizaram equipamentos de última geração.

 

Uma câmara de vídeo de alta definição foi acoplada embaixo de um helicóptero. O equipamento era controlado por um cabo de aço pelo operador, que dava as instruções para o piloto. Jorge Pegoraro conta que todas as filmagens obedeceram rigorosamente à legislação da reserva. “Não houve nenhum tumulto e nenhum dano à natureza.  As gravações transcorreram normalmente”, garante.

 

Pegoraro acredita que a nova saga de Indiana Jones deve atrair um número ainda maior de turistas para o Parque Nacional do Iguaçu, que no ano passado recebeu mais de um milhão de visitantes e caminha para um recorde de visitação em 2008. “O filme deve consolidar ainda mais o Destino Iguaçu como um dos principais roteiros de visitação do Brasil”, afirma.

 

Graças à campanha Foz do Iguaçu - Destino do Mundo -, uma parceria entre Itaipu, Prefeitura, Convention & Visitors Bureau e o trade turístico, Foz do Iguaçu está sendo divulgada em feiras de turismo do mundo inteiro. E o reflexo disso é o aumento de visitantes no Parque, que registrou em janeiro o melhor movimento de todos os tempos - 147.566 turistas, 14,64% mais que os 128.718 visitantes do mesmo período do ano passado.

 

O filme

 

A nova aventura de Indiana Jones, desta vez, se passa em 1957, em plena guerra fria. Em vez de enfrentar os nazistas, o arqueólogo terá pela frente um bando de russos liderados pela dominatrix Cate Blanchett.  Mas terá, também, cenas românticas com Karen Allen e confirmará que Shia LaBeouf é o filho do casal. Além desses atores, o elenco conta ainda com Jim Broadbent e Karen Allen.

 

A exemplo do que aconteceu quando estreou o filme "A Missão", a aventura de Indiana Jones deverá atrair a atenção de turistas do mundo inteiro para as Cataratas do Iguaçu.

 

Quando o filme inglês "A Missão" estreou nos cinemas mundiais, em 1986, a paisagem – além da história em si – chamou a atenção do público. Estavam ali as Cataratas do Iguaçu, um cenário ideal para um filme que se passava no século 18.

 

Com Robert de Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson nos papéis principais, o filme mostrava o trabalho dos jesuítas no Sul do Brasil, numa região então reivindicada por portugueses e espanhóis e que se tornou palco das "Guerras Guaraníticas".

 

Palma de Ouro em Cannes e Oscar de fotografia, "A Missão" teve um efeito colateral interessante: atraiu para o Parque Nacional do Iguaçu turistas do mundo inteiro, interessados em conhecer o cenário mostrado no filme.