Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Instituto Rio Branco visita Itaipu
Tamanho da letra
26/01/2006

A natureza jurídica de Itaipu, única no gênero em todo o mundo, chamou a atenção dos coordenadores e alunos do curso para diplomatas do Instituto Rio Branco, de Brasília. Na última quarta-feira, um grupo de 30 futuros diplomatas esteve em Itaipu para conhecer mais detalhes da forma como a empresa é administrada e toda a diplomacia utilizada para a constituição de seu tratado, assinado entre o Brasil e Paraguai.

 

Numa palestra, o advogado de Itaipu Ivo de Oliveira explicou ao grupo como a Itaipu é regulamentada, como são feitas as auditorias e até citou exemplos financeiros, como as licitações.  Ele falou que a empresa está submetida ao direito internacional, e não às normas de direito interno dos países contratados. “Itaipu é um exemplo de diplomacia. Tudo que é decidido na empresa depende da aceitação de ambas as margens”, esclareceu Ivo.

 

Experiência

 

Essa foi a primeira viagem da turma. Além de Itaipu, o grupo visitará a Polícia Federal, Receita Federal, Prefeitura e  Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu. Para Marcos Toba, que é formado em Direito e estuda para ser diplomata, disse que conhecer a Tríplice Fronteira e, principalmente, Itaipu é uma grande experiência para a formação do diplomata. “A legislação dessa empresa é muito importante, devido aos seus aspectos jurídicos e também a sua grandiosidade e importância para o país”.

 

O Instituto

 

Instituto Rio Branco foi fundado em 1946 e é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, em processo contínuo de formação. O IRBr oferece ainda, para diplomatas, cursos de técnicas de negociação e diplomacia pública e, para os demais funcionários do ministério, de prática consular, cerimonial e idiomas. Organiza, paralelamente, cursos especiais para jornalistas, nacionais e estrangeiros, interessados em temas de política externa, e para funcionários de outros órgãos da administração pública que trabalham na área de comércio exterior.

 

Mais diplomatas

 

Carlos Reis, que é coordenador do Instituto, diz que o Brasil necessita de mais diplomatas. “Hoje temos apenas 998, enquanto o Chile, que é um país menor do que o nosso, possui 1200”. O coordenador diz, ainda, que a maior procura pelo curso são pessoas do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. “Precisamos de alunos da região Sul”, revelou.

 

Para conhecer melhor o Instituto Rio Branco, basta acessar o endereço: http://www2.mre.gov.br/irbr/