Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Meninos do Lago são maioria no Brasileiro de Canoagem Slalom
Tamanho da letra
18/10/2013

A delegação do Projeto Meninos do Lago é a maior entre os participantes do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, que acontece de sexta-feira (18) a domingo (20), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. Entre os 97 participantes provenientes de sete estados brasileiros, 37 são integrantes do projeto apoiado por Itaipu. O Campeonato tem o patrocínio do BNDES.
  

      
Os 16 atletas da Seleção Permanente de Canoagem, que treina no Canal Itaipu, também participarão do campeonato. A equipe também é patrocinada pelo BNDES - em setembro, o banco aprovou um aporte financeiro de R$ 3,7 milhões para dar continuidade ao projeto.

Entre os destaques da seleção está, no caiaque individual (k1) sênior, o atleta Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê. Atual bicampeão da prova, ele busca o terceiro título. “Será bem difícil, mas eu tenho boas lembranças deste canal”, diz Pepê.

Já Ana Sátila, que participou da Olimpíada de Londres, é a favorita no caiaque (k1) e na canoa (c1) individual. Outros atletas que devem estar entre os primeiros é a dupla de canoístas Charles Ferreira e Anderson de Oliveira, que chegaram à final do Campeonato Mundial Sub 23, em julho, e hoje estão entre as dez melhores duplas do mundo na categoria.

De acordo com o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, (CBCa), Argos Rodrigues, o campeonato é o mais importante do circuito nacional, principalmente pela pontuação para formar o ranking, que pode definir o incentivo financeiro do governo federal. “É este campeonato que define quem recebe a Bolsa Atleta no ano que vem”, resume. “No final do ano, também poderemos ter novos integrantes da equipe permanente”.

Abertura para o público
   
O evento é aberto ao público e a entrada, gratuita. Basta se dirigir à Barreira de Controle da Itaipu, ao lado do Centro de Recepção de Visitantes (CRV). No local será montada uma estrutura para o cadastramento do público. Ônibus farão o transporte entre a Barreira de Controle e o Canal Itaipu, com saída a cada meia hora, das 10h às 14h, no sábado e domingo.

Canal Itaipu

Considerado o melhor para a prática de canoagem slalom na América Latina, o canal está entre os dez mais bem avaliados do mundo. “O Canal tem uma excelente estrutura e propicia outro patamar de competição e organização”, diz Argos.

Com 430 metros de extensão, largura variando entre oito e 25 metros e profundidade média de 1,2 metro, o Canal Itaipu já sediou vários eventos internacionais, como o Campeonato Mundial de 2007 e o Pan-Americano de 2011, que classificou a atleta Ana Sátila para a Olimpíada de Londres, no ano passado. É também o local de treino da Seleção Permanente de Canoagem e do Projeto Meninos do Lago.
    
Meninos do Lago
   
Criado em 2009, o projeto Meninos do Lago atende a cem crianças dos bairros Vila C e Morumbi, com idade entre 7 e 18 anos, estudantes da rede pública de ensino, em Foz do Iguaçu. A iniciativa está vinculada ao instituto homônimo, mas o treinamento de jovens atletas em Itaipu ocorre desde 2006, via CBCa.
   
Na Itaipu, o projeto é ligado ao Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), vinculado à Diretoria Geral Brasileira. Desde 2009, 389 atletas já passaram pelo Meninos do Lago.
 
Em menos de sete anos, o Meninos do Lago projetou campeões internacionais, como Leonardo Lucas Curcel – que começou o projeto social, em 2009, – e João Vítor Machado, atleta veterano. Ambos são integrantes da Seleção Brasileira. Juntos, eles somam diversos títulos, como campeões sul-americano e pan-americano.
 
Do time dos veteranos do Meninos do Lago convocados para a Seleção Brasileira estão ainda Fábio Scchena Dias Rodrigues, que divide a categoria K1 (caiaque com um atleta) masculino sênior com João Vítor; e Felipe Borges da Silva, na C1 (canoa com um atleta) masculino sênior, a mesma categoria de Leonardo Curcell.
 
Completam a equipe Maicon Henrique Borba e Carlos Eduardo Morais da Silva, ambos da categoria C2 (canoa com dois atletas) masculino júnior.