Publicação reúne 18 artigos produzidos para o evento Mulheres em Movimento, realizado na empresa em 2025

Os debates e reflexões promovidos pelo evento Mulheres em Movimento, realizado em outubro de 2025 pela Diretoria Jurídica da margem brasileira da Itaipu, agora também estão registrados em uma publicação. Foi lançado nesta sexta-feira (30) um e-book que reúne 18 artigos científicos produzidos a partir das discussões e experiências compartilhadas durante o encontro, focado em diferentes aspectos relacionados aos direitos das mulheres e igualdade de gênero.
A coletânea dá continuidade ao congresso, e amplia o alcance dos conteúdos apresentados na atividade. Entre os temas tratados nos artigos estão equidade, diversidade, enfrentamento à violência e participação feminina nos espaços sociais, culturais, jurídicos e institucionais.
O prefácio da publicação é assinado pelo diretor jurídico da margem brasileira da Binacional, Luiz Fernando Delazari. Durante o evento Mulheres em Movimento, ele já havia destacado a importância de promover espaços de capacitação e discussão sobre igualdade de gênero e oportunidades, redução das desigualdades sociais e enfrentamento à violência contra a mulher. “A Itaipu é uma empresa de referência e que precisa participar da construção e efetivação das políticas de gênero e diversidade. É um compromisso institucional com as populações do Brasil e do Paraguai”, afirma.
Para Priscilla Placha Sá, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), co-organizadora da obra e coordenadora científica do congresso Mulheres em Movimento, a participação qualificada e as contribuições das palestrantes foram muito significativas e agora estão preservadas no livro. “O propósito institucional de receber, acolher, mas sobretudo de ouvir e dar visibilidade aos temas do evento, trouxe a participação de uma diversidade de mulheres de distintas áreas, atuações e experiências, trazendo pluralidade de compreensões sobre a temática de gênero”, destaca.
O e-book pode ser baixado neste link https://www.itaipu.gov.br/publicacoes/mulheres-em-movimento.
Debate necessário
O Mulheres em Movimento reuniu aproximadamente 80 pessoas, entre representantes da Itaipu e de instituições convidadas, além de autoridades e especialistas da área jurídica. A programação contou com palestras, mesas e oficinas voltadas a temas como direitos das mulheres, participação feminina na política, violência digital, viés algorítmico, literatura produzida por mulheres, entre outros.
A palestra magna foi realizada pela desembargadora Rosana Fachin, do TJPR, que, na ocasião, ressaltou a importância da conscientização para dar efetividade às leis voltadas à igualdade e à proteção das mulheres. Ela também compartilhou os desafios em implantar a Vara Especializada em Violência Doméstica junto ao Tribunal de Justiça do Estado. “É papel dos gestores públicos prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher. Mas não é uma tarefa apenas do judiciário; é da sociedade como um todo, por meio da conscientização, com igualdade na lei e na prática.”
O Mulheres em Movimento teve como coordenadora geral a assistente do diretor jurídico, Ana Paula Zanatta. Já a coordenação científica do evento ficou a cargo da desembargadora Priscilla Placha Sá. Elas assinam o primeiro e o terceiro capítulo da obra, respectivamente.
Confira o sumário do e-book
PREFÁCIO
Luiz Fernando Ferreira Delazari
CAPÍTULO I
Mulheres em Movimento; Mulheres Que se Movimentam
Priscilla Placha Sá
CAPÍTULO II
A sub-representação feminina na política brasileira: raízes históricas, estruturas econômicas e violência de gênero – uma análise sobre a construção patrimonial do estado, o capitalismo de reprodução social e a violência institucional contemporânea
Adriana França
CAPÍTULO III
Diálogo, presença e transformação: mulheres em (constante) movimento
Ana Paula Zanatta
CAPÍTULO IV
A legitimidade para ocupar os espaços de poder: reflexões sobre a divisão sexual e racial do trabalho, sub-representação e violência política de gênero
Apoema Carmem Ferreira Vieira Domingos Martins Santos
CAPÍTULO V
Enquanto o acaso me protegia: notas sobre uma mesa literária
Camila Henning Salmoria
CAPÍTULO VI
Quando a violência atravessa a tela
Camila Henning Salmoria
CAPÍTULO VII
Painel ouvir para transformar
Cristina de Albuquerque Maranhão
CAPÍTULO VIII
Por um direito ao direito das mulheres: entre a universalidade dos direitos humanos e as desigualdades de gênero
Daiana Allessi Nicoletti Alves
CAPÍTULO IX
Compliance de gênero e economia do cuidado
Erika Cilena Baumann
CAPÍTULO X
Erosão democrática e gênero: o feminismo abusivo frente aos direitos de identidade de gênero de pessoas trans
Estefânia Maria de Queiroz Barboza & Kawana Ribeiro
CAPÍTULO XI
Múltiplos olhares da violência de gênero: encontro entre experiência policial e acadêmica
Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa
CAPÍTULO XII
Arte – escrita – vida
Eunice Martins
CAPÍTULO XIII
Além do teto de vidro: uma análise interseccional da burocracia representativa e dos cargos de liderança no executivo federal brasileiro
Maria Lúcia Barbosa & Felipo Pereira Bona
CAPÍTULO XIV
Ouvir para transformar: o papel das ouvidorias na promoção de ambientes institucionais seguros e inclusivos
Mariana Rodrigues Silva Melo
CAPÍTULO XV
Determinantes sociais e equidade no cuidado oncológico: o câncer de mama como expressão das desigualdades em saúde
Michele Neves Tomson Delazari
CAPÍTULO XVI
Direitos humanos das mulheres e acesso à justiça: um estudo sobre a evolução institucional no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
Renata Estorilho Baganha
CAPÍTULO XVII
Quando os olhares se encontram: a integração institucional como caminho para o acesso à justiça das mulheres em situação de violência
Suzana Massako Hirama Loreto de Oliveira & Andressa Garcia
Dal Bosco Dall’Agnol
CAPÍTULO XVIII
Os movimentos de mulheres como estruturas rizomáticas
Symara Motter






