A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Sala de Imprensa
Começa a segunda etapa do Mundial de Rafting R4, no Canal Itaipu
Tamanho da letra
16/10/2014

Começa nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, a segunda etapa do Campeonato Mundial de Rafting R4, nas categorias Open sênior e master, as mais importantes da disputa. As provas prosseguem até domingo (19). São esperados mais de 100 atletas, de 19 países.

Nesta quinta-feira, às 14h, o Canal Itaipu recebe a prova de sprint. Na sexta-feira (17) acontecerá a prova head to head e, no sábado (18), o slalom. No Canal Itaipu o público poderá assistir à competição de graça. Basta se credenciar na Barreira de Controle da usina.

No domingo (19) haverá descida nas corredeiras do Rio Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu. Na primeira etapa do campeonato, na semana passada, o Brasil ficou em primeiro lugar em três das quatro categorias disputadas. As equipes brasileiras ficaram com o título na sub-19 e sub-23 masculino e sub-23 feminino.

Como são disputadas as provas

Um campeonato de rafting consiste em quatro provas, que, juntas, somam 1.000 pontos. No primeiro dia, acontecem duas das provas. A sprint vale 100 pontos e head to head vale 200 pontos.

No segundo dia é disputada a prova de slalom, que vale 300 pontos. No terceiro dia, a prova de descida, com maior peso na pontuação, vale 400 pontos. O vencedor é aquele que acumular a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas.

Transmissão Sportv e pela internet

O evento é transmitido ao vivo pela internet na página oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (www.canoagem.org.br) e no site da Federação Internacional de Rafting (www.internationalrafting.com).

As provas de head to head e slalom das categorias sênior e master, na sexta (17) e sábado (18), serão transmitidas ao vivo nos canais Sportv, das 11 às 13h.

O evento é organizado pela Federação Paranaense de Canoagem, em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e a Federação Internacional de Rafting. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, a Itaipu Binacional e o Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, patrocinam o campeonato. O mundial tem ainda o apoio do Macuco Safari, Sistema Unimed e Seguros Unimed.

Links externos
   
Site Oficial: www.foz2014.org.br
Resultados: http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/585
Fotos em alta resolução: https://www.flickr.com/photos/canoagembrasileira
Live Streaming: http://new.livestream.com/itaipu/CANOAGEM
Facebook: https://www.facebook.com/canoagembrasileira
Coverage in English: http://raftingchampslive.wordpress.com