Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Canal Itaipu recebe brasileiros de rafting e canoagem
Tamanho da letra
04/08/2011

Itaipu será novamente a capital nacional do rafting e da canoagem neste mês de agosto. Dois importantes campeonatos brasileiros de ambas as modalidades acontecerão no Canal Itaipu, considerado um dos melhores canais artificiais do mundo para a prática destes esportes. Pelas águas do canal descerão mais de 300 atletas. Eles disputarão o Campeonato Brasileiro de Rafting, entre os dias 19 e 21 de agosto, e o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom - Iniciantes, de 26 a 28 de agosto.

Os eventos atrairão os principais atletas dos esportes como a equipe bicampeã mundial de rafting, Alaya Bozo D’Água, de Brotas (SP). As competições contarão com equipes de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para a competição oficial de rafting serão esperados mais de 150 atletas, divididos em 20 equipes. As provas classificatórias ocorrem nos dias 19 e 20, no Canal Itaipu. No dia 21, as equipes que se saírem melhor na etapa anterior enfrentarão a final nas corredeiras do Rio Iguaçu, logo abaixo das Cataratas. 

Já o Campeonato Brasileiro de Slalom - Iniciantes será restrito ao Canal Itaipu, onde os atletas permanecem nos três dias da disputa. A expectativa de participação está em torno de 150 atletas, com idade entre 8 e 17 anos.

A solenidade de abertura do Campeonato Brasileiro de Rafting será na quinta-feira (18), às 16h, no mirante do Canal Itaipu. A abertura do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom - Iniciantes acontecerá no dia 25, também às 16 horas, no mesmo local.

"Temos um compromisso com o esporte, pois ele difunde valores positivos para nossos jovens e contribui para gerar visibilidade institucional para a Itaipu", disse o superintendente de Comunicação Social da empresa e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla. "Estas competições também acabam projetando, cada vez mais, o Destino Iguaçu”, destacou.

O superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Argos Rodrigues (foto), diz que a competição de canoagem é uma oportunidade para verificar como os iniciantes na modalidade estão progredindo. “É neste campeonato que a CBCa poderá decidir quem vai representar o Brasil no Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom, em 2015, ou então encontrar talentos para o Jogos Olímpicos”, explica.

Talentos de casa

Itaipu também terá participação ativa no Campeonato Brasileiro de Rafting. A equipe Caveira, formada por agentes da Segurança Empresarial (SE.AD) e que foi campeã do torneio interno de rafting da 5ª Semana da Segurança Empresarial (Seseg),  estará na disputa ao lado de esportistas experientes. Quatro equipes do projeto Meninos do Lago, desenvolvido com apoio de Itaipu, também irão competir em ambos os eventos.

As inscrições para ambos os campeonatos ainda não foram encerradas e podem ser feitas até esta quinta-feira (4), por meio do site da Confederação Brasileira de Canoagem: www.cbca.org.br.

Torcida

Para acompanhar as provas, basta comparecer à barraca de credenciamento da CBCa, instalada no último bolsão do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), a partir das 8h30. Durante o dia, ônibus circularão entre o Canal Itaipu e a barreira de controle.

O estacionamento gratuito da Central de Cadastramento de Itaipu ficará aberto para quem estiver com veículo particular. No CRV, o estacionamento é feito mediante cobrança de taxa pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Apenas 600 pessoas por dia poderão acompanhar o evento.

Águas passadas

Esta não será a primeira vez que o Canal Itaipu virará cenário de grandes campeonatos de esportes de aventura. O Campeonato Brasileiro de Rafting será realizado pela terceira vez na Itaipu. A primeira delas foi em 2008, seguida por 2009 e, agora, em 2011. Em 2009, as águas do Parque da Piracema, onde está o canal, também recebeu a Copa Sul-Americana de Canoagem Slalom.

No ano seguinte, em 2010, Itaipu recebeu os atletas do Campeonato Pan-Americano de Rafting e o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Categoria Iniciantes. Em 2011, as mesmas corredeiras receberam os canoístas de todo o Brasil que disputaram vaga para representar o País no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, na Eslováquia.

Daqui a quatro anos, em 2015, será a vez de canoístas de todo o mundo se reunirem no local para o Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom.