Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Provas no Canal Itaipu selecionam para o pré-olímpico
Tamanho da letra
14/02/2012

As provas do final de semana no Canal Itaipu indicaram os primeiros atletas brasileiros classificados para o pré-olímpico de canoagem slalom, que será disputado dentro do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom 2012, de 9 a 11 de março. Estão em jogo vagas nas modalidades K1 masculino (caiaque com um atleta), K1 feminino, C1 masculino (canoa com um atleta) e C2 masculino (dois atletas).

A seletiva começou no sábado (11), prosseguiu no domingo (12) e será concluída nesta terça-feira (14). Os três melhores classificados de cada modalidade poderão disputar o pré-olímpico. Para definir as vagas, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) vai levar em conta os dois melhores resultados dos três dias de prova.


Cássio Petry e Charles Correia foram os mais rápidos no C2 e garantiram a vaga antecipada para o pré-olímpico.

O final de semana, porém, bastou para que alguns atletas garantissem a vaga antecipadamente. É o caso de Pedro Henrique Gonçalves da Silva, o Pepêda equipe Apen, de Piraju (SP), que liderou nos dois primeiros dias na modalidade K1. Na prova desta terça serão definidas as outras duas vagas.

No C1 masculino, Cássio Ramon Petry, da equipe Asteca/Três Coroas, do Rio Grande do Sul, também fez o melhor tempo nos dois primeiros dias de prova e garantiu a classificação.

De quebra, Petry, em dupla com Charles Fernando Correia, liderou também no C2 e assegurou a vaga. Outra dupla que garantiu participação no pré-olímpico é formada por Cassiano Vieira Alfredo e Wellington Henrique Serafim Munhoz, da equipe DEC, de Rio Pardo (SP).


Gustavo Selbach em ação. Seletiva no Canal Itaipu é o primeiro passo para os Jogos de Londres, em julho.

No K1 feminino a situação é mais tranquila. As atletas Ana Sátila Vieira Vargas e Poliana Aparecida de Paula disputam as três vagas para o pré-olímpicoou seja, ambas estão classificadas.

Jogos de Londres

Cerca de 60% das vagas de canoagem para os Jogos de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto, foram definidas no Mundial da Eslováquia, realizado em setembro do ano passado. As vagas restantes (40%) serão disputadas em torneios pré-olímpicos programados para ocorrer nos cinco continentes, com o é o caso do Pan-Americano.

A expectativa é que o pré-olímpico no Canal Itaipu, em março, reúna cerca de 50 atletas de dez países - entre eles, os favoritos Estados Unidos e CanadáOs canadenses estão em Foz do Iguaçu, treinando para a competição. Os norte-americanos devem chegar no final deste mês.