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Turismo
Fundo Iguaçu assina cooperação técnica para o Aeroporto das Cataratas
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18/05/2012

Numa parceria inédita no Brasil, o Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu (Fundo Iguaçu) e a Infraero assinaram nesta sexta-feira (18) um “Acordo de Cooperação Técnica” para a elaboração do Plano Diretor do Aeroporto Internacional Cataratas, de Foz do Iguaçu.

A parceria permitirá uma ampla participação da sociedade e de entidades privadas na discussão e elaboração do projeto, que deverá ser concluído em até seis meses, para então ser submetido à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O custo do projeto é estimado em R$ 540 mil.

O presidente do Fundo Iguaçu e superintendente da Comunicação Social de Itaipu Gilmar Piolla, que assinou o acordo com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, afirmou que a parceria “representa uma oportunidade de todo o setor turístico e comunidade de Foz do Iguaçu discutir o que queremos para o aeroporto, e qual o aeroporto que queremos para os próximos anos”.

Para o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, esse projeto é inédito e de fundamental importância, e, com certeza, vai ajudar a viabilizar a modernização do aeroporto. “Quando representantes da região se dispõem a ajudar e buscar soluções para esse tipo de reivindicação, todos ganham”, disse. A revisão do plano diretor vai possibilitar, segundo ele, uma previsão de investimentos para os próximos anos no aeroporto de Foz.

Para depois da Copa

A revisão do Plano Diretor do Aeroporto Internacional Cataratas é uma condição imprescindível, segundo Piolla, para que se possa planejar a futura expansão do terminal, depois da Copa do Mundo de 2014.

A proposta do Fundo Iguaçu é transformar o aeroporto em “hub” do Mercosul e países andinos (“hub” é mais ou menos um local de ligação, com paradas de voos dos países vizinhos antes de entrar no Brasil e de outras regiões do Brasil antes de seguir para esses países).

De acordo com Piolla, “a revisão não conflita com as obras de reformas atualmente em execução no terminal, que visam a melhorar o aeroporto para a Copa do Mundo. O Plano Diretor é complementar”, disse.

As obras

As obras previstas incluem uma nova pista de pouso e decolagem, de aproximadamente três mil metros de extensão, substituindo a atual, que será convertida em pista de “taxiway”, diminuindo o intervalo de tempo para pousos e decolagens; ampliação da área de pátio, dobrando a capacidade de estacionamento de aeronaves.

Além disso, o novo terminal terá dois hangares, um para aviação executiva e outro para aviação regional; um novo terminal de cargas; novo acesso viário e estacionamento de automóveis; e ampliação do terminal de passageiros, que terá, pelo menos, cinco pontes móveis de embarque e desembarque, mais conhecidas como “fingers”.

Hub do Mercosul e países andinos

O Aeroporto Internacional Cataratas recebe atualmente 30 voos diários regulares, seis voos a mais do que no ano passado. Em 2007, o terminal tinha apenas oito voos diários regulares.

Segundo o projeto do Fundo Iguaçu, a posição geográfica de Foz do Iguaçu possibilita que o aeroporto possa ser a porta de entrada e saída do Brasil pela Costa Oeste, permitindo rápida ligação, por Lima ou Santiago, com os Estados Unidos, China, Índia, Coreia do Sul, Austrália e Japão.

Para a superintendente da Infraero e responsável pelo gerenciamento do aeroporto, Maria do Socorro, “essa parceria não é boa somente para a Infraero e sim para toda a sociedade”.  

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, lembrou que hoje o terminal opera com 30 voos diários e que em breve mais uma companhia aérea vai ligar Foz a Bogotá, na Colômbia, reforçando a vocação do aeroporto para ser um “hub” do Mercosul e países andinos.

O presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Mauro Sebastiany, afirmou que “o trade de Foz do Iguaçu já virou referência e outras cidades estão copiando o modelo de gestão até para a melhoria de suas infraestruturas”. Para ele, o acordo assinado nesta sexta-feira, “é de extrema importância para que a cidade possa ajudar a Infraero a resolver os problemas do nosso aeroporto”,

Para o secretário geral do Fundo Iguaçu, Ênio Eidt, Foz vive “um novo ciclo. Estamos plantando a semente para obtermos um novo aeroporto definitivo para os próximos 50 anos”.

O que prevê o novo plano diretor para o aeroporto
- Construção da segunda pista de três mil metros
- Transformar a pista atual em “taxiway”
- Construção de dois hangares, um para a iniciativa privada e outro para companhias regionais
- Elevação do pé direito do segundo piso do terminal
- Construção de cinco fingers
- Novo acesso viário para estacionamento de veículos
- Novo Terminal de Cargas
 - Ampliação do terminal de passageiros.

Participação do Fundo Iguaçu

Na parceria com a Infraero, o Fundo Iguaçu, com apoio da Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Governo do Paraná e trade turístico, propôs custear a contratação de empresa especializada para a revisão do Plano Diretor do aeroporto; e assumiu a responsabilidade pela contratação dos projetos básicos e executivos para reforma e ampliação do aeroporto, o que inclui terminal de passageiros, área de pátio, nova pista de pouso e decolagem, hangares, terminal de cargas e novo acesso viário.

Todos os projetos serão doados à Infraero, sem qualquer contrapartida financeira e cobrança de direitos autorais. O Fundo Iguaçu assume ainda elaboração do Relatório de Impacto Ambiental e se dispôs a buscar parceiros privados interessados em investir numa possível PPP (Parceria Público-Privada) para realizar o empreendimento.