Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Caravana dos ODS no Oeste começa por Rondon. Ação reúne Itaipu, Pnud, PTI e parceiros
Tamanho da letra
02/08/2017
Começou nesta terça-feira (2), por Marechal Cândido Rondon, a caravana da Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para identificar e compartilhar informações sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos 54 municípios da região Oeste do Paraná.
 
O diretor administrativo, Marcos Baumgärtner, e o jornalista Alexandre Teixeira, assistente do diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, acompanharam a reunião, na Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon. A microrregião reuniu nove municípios na primeira rodada de conversas. Participaram representantes de instituições de Entre Rios do Oeste, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu.
 
Ideia é construir, a partir desses diálogos, uma agenda comum de prioridades de implantação dos ODS. No futuro, será feita uma plataforma de indicadores de adesão dos ODS destas cidades. O trabalho é fruto de um convênio com o Pnud. A ação reúne o Programa Cultivando Água Boa (CAB), que ancora os principais programas socioambientais da Itaipu e parceiros na região, e o Programa Oeste em Desenvolvimento.
 
A iniciativa contempla uma estratégia conjunta dos países ligados à ONU para enfrentar, até 2030, os principais problemas que afetam a humanidade, como as mudanças climáticas, a contaminação dos ecossistemas, a fome, a miséria e o esgotamento das fontes de água potável, entre outros.
 
Programação 
 
A programação segue nesta quarta-feira (3), na Associação Comercial de Assis Chateaubriand, com representantes do município e de Anahy, Assis Chateaubriand, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Guaíra, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Palotina, Terra Roxa, Tupãssi e Ubiratã.
 
No dia 4, será a vez de Foz do Iguaçu, na Fundação Cultural, sediar o encontro. No dia 7, Medianeira recebe, na Associação Comercial, representantes de Diamante D'Oeste, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.
 
No dia 8, o tema ODS chega a Cascavel para debate na Associação Comercial. Participam representantes de Boa Vista da Aparecida, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Ibema, Lindoeste, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Teresa do Oeste e Três Barras do Paraná. A primeira rodada termina no dia 9, na Associação Comercial de Toledo.
 
Os 17 ODS são: 
 
1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
 
2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição;
 
3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos;
 
4. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
 
5. Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade;
 
6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água;
 
7. Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável;
 
8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável;
 
9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva;
 
10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles;
 
11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes;
 
12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentável;
 
13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima;
 
14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos;
 
15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável das florestas;
 
16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável;
 
17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global.
 
Conectada aos ODS
 
Conectada à agenda mundial da ONU, a Itaipu incentiva e promove o desenvolvimento sustentável no território de influência da usina. A empresa coopera em projetos com as três agências da ONU: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), além de atuar junto ao Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) e, especificamente, em grupos temáticos voltados aos temas água, ODS, anticorrupção e direitos humanos.