A ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer, afirmou nesta quinta-feira (26) que, em um prazo de dois anos, o país espera triplicar o número de turistas em Assunção e nas atrações localizadas na região trinacional de Ciudad del Este. Cramer, que participa em Foz do Iguaçu do 3º Festival Internacional do Turismo, disse ainda considerar seu público-alvo os brasileiros e estrangeiros atraídos à fronteira pelo Parque Nacional do Iguaçu e o Destino Iguaçu.
|
Dados do governo paraguaio indicam que, hoje, apenas 100 mil dos mais de 2 milhões de turistas da região trinacional se dirigem ao Paraguai. O país, como um todo, recebe pouco mais de 400 mil turistas anualmente, número inferior ao de estrangeiros que vêm somente a Foz do Iguaçu. |
Para atrair mais visitantes, o Ministério do Turismo paraguaio tem planos de investir na melhoria da infra-estrutura de atrações como Puerto Bertoni. E, de olho nos paulistas, lançou a campanha publicitária “Novo Paraguay”, destinada a divulgar o país em revistas e eventos realizados em São Paulo.
“Estamos apostando no turismo de fim de semana. Temos quatro vôos diretos partindo de São Paulo para Assunção”, destacou a ministra do Turismo, para quem o grande desafio é atrair os viajantes individuais. “Temos bons acordos com agências e operadores brasileiros. O que nos falta é atrair os turistas que viajam sozinhos”, complementou.
Para sensibilizar este público, a ministra aposta no baixo custo de vida paraguaio e na diversificação do parque hoteleiro de Assunção e Ciudad del Este. O objetivo é vender a idéia de que em nenhum outro lugar o turista encontra gastronomia, vida noturna, cassinos, campos de golfe e lojas de alto padrão com preços baixos.
Outra meta do chamado Plano Nacional de Turismo, que está sendo elaborado pelo governo em parceria com técnicos espanhóis, é estimular o turismo interno.
“Os paraguaios não conhecem o seu próprio país. Então, o turismo tem um potencial de crescimento fantástico”, afirmou Cramer.
O Festival Internacional do Turismo reúne, até sábado (28), mais de 2,5 mil agentes e operadores de turismo de 14 países. O objetivo do evento é divulgar as atrações da região trinacional de Foz do Iguaçu.
Nesta quinta-feira (28), além da apresentação da ministra do Turismo paraguaio, foram realizadas oficinas sobre turismo de negócios e sustentabilidade no turismo.