Marlos Costa de Andrade foi recebido pelos diretores técnico, Renato Sacramento, e de Coordenação, Carlos Carboni
O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Marlos Costa de Andrade, visitou a Itaipu na manhã desta quarta-feira (10). Ele foi recebido pelos diretores Carlos Carboni (de Coordenação) e Renato Sacramento (técnico), que apresentaram a usina e falaram um pouco sobre os investimentos socioambientais da Binacional. Andrade estava acompanhado do diretor de Comercialização de Energia da ENBPar, Wander de Azevedo, e pelo chefe de gabinete da presidência, Adhemar Palocci.
Renato Sacramento conduziu uma apresentação detalhada sobre a usina, abordando aspectos do Tratado de Itaipu, governança binacional da empresa, dados técnicos da usina e sobre o suprimento de energia aos dois países, além dos investimentos na Atualização Tecnológica, entre outros pontos. Ele ressaltou a importância da modernização dos diversos sistemas de supervisão, controle e proteção da usina para garantir a manutenção dos excelentes índices de desempenho da Binacional, que é fundamental para os sistemas elétricos brasileiro e paraguaio.

Segundo o diretor técnico, a visita reforçou o alinhamento existente entre as instituições. “Sempre é uma satisfação receber aqui a ENBPar e principalmente o presidente Marlos. Essa é sua primeira visita à Itaipu, então é uma oportunidade de conhecer a usina, de mostrarmos pessoalmente o que fazemos aqui e aumentar cada vez mais essa integração entre a Itaipu e a ENBPar, que além de deter 50% do capital da nossa empresa, é também quem adquire a energia de Itaipu para comercialização no sistema brasileiro”, destacou Sacramento.
Já Carlos Carboni falou sobre o programa Itaipu Mais que Energia, destacando os investimentos socioambientais da empresa e a ampliação da área de influência, que passou a abranger 434 municípios nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. “A Itaipu é mais que uma geradora de energia. É uma força de desenvolvimento regional”, afirmou.
A gerente do Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas da Itaipu, Simone Benassi, também participou do encontro, apresentando os projetos de pesquisa ambiental desenvolvidos pela Itaipu. Ela explicou como a usina atua para manter a qualidade da água do reservatório, promovendo interações com pesquisadores e agricultores da região, além da comunidade acadêmica e municípios.
Para Andrade, foi importante conhecer bem a Itaipu para ter uma dimensão do que a usina representa para o Brasil e Paraguai. “Nós temos que vir, conhecer, temos que realmente ter essa imersão para ter noção da importância da Itaipu para todo o sistema. Todos os projetos que vimos hoje, que pensam realmente em políticas públicas, em como interagir com a sociedade, como levar a melhor qualidade de vida, mais dignidade são importantes”, disse.
Após as apresentações, o grupo concluiu a programação com uma visita técnica à usina.
