Webinar com protagonista de documentário indicado ao Oscar inicia campanha sobre resíduos sólidos e ODS

Foto: Envato.

Compartilhe esse artigo

Evento nesta segunda-feira (15/9) terá Tião Santos, protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” (2010), como palestrante do webinar transmitido pelo YouTube do Itaipu Parquetec

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, promovem nesta segunda-feira (15), às 14h30, o webinar “A Responsabilidade Compartilhada pelos Resíduos Sólidos e ODS”, ministrado por Tião Santos, referência nacional na liderança pelos direitos dos catadores e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” (2010), indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011.

O webinar é aberto ao público e será transmitido pelo YouTube do Itaipu Parquetec (https://bit.ly/4mZPHKv). A ação integra a campanha educativa do Convênio de Governança Participativa, que terá os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como foco de trabalho.

A proposta é promover a disseminação de informações sobre a relação entre a responsabilidade compartilhada pelos resíduos e os ODS, a partir da experiência de um profissional catador de recicláveis.

Foto: Divulgação.

Temática alinhada aos projetos de Itaipu

A Itaipu, atenta ao compromisso de apoiar o Governo do Brasil na implementação e no fortalecimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, realiza diversos investimentos para ampliar a gestão de resíduos nos municípios da sua área de atuação e na valorização de catadoras e catadores.

O Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), também conhecido como Coleta Mais, tem mais de 20 anos de bons resultados e parcerias desenvolvidas com os municípios.

Nesta nova etapa, a partir da implantação do Programa Itaipu Mais que Energia, reformulou a metodologia de implementação da reciclagem e ampliou a atuação.

Atualmente, o programa está presente em 239 municípios, com envolvimento direto de 5.898 catadores, somando investimentos de mais de R$ 313 milhões, destinados à estruturação física de unidades de trabalho, aquisição de equipamentos para melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, a renda dos trabalhadores e trabalhadoras, além do apoio às organizações no sentido de torná-las cada vez mais fortalecidas.

Sobre Tião Santos

Sebastião Carlos dos Santos, conhecido como Tião Santos, nasceu em Duque de Caxias (RJ) e começou a trabalhar como catador aos 8 anos, no lixão de Jardim Gramacho, um dos maiores da América Latina. Cresceu enfrentando os desafios da exclusão social, mas transformou sua realidade com coragem e liderança. Tornou-se presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG) e ganhou projeção internacional ao protagonizar o documentário “Lixo Extraordinário” (2010), indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011.

Em 2014, lançou o livro “Do Lixão ao Oscar”, no qual compartilha sua trajetória de superação e ativismo. Também lidera o movimento “Eu Sou Catador”, que promove a valorização da categoria e a educação ambiental.

Sobre os Núcleos

Criados em 2024 no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental fazem parte de uma iniciativa alinhada às estratégias do Governo do Brasil voltadas ao meio ambiente e à transformação social. A ação, coordenada em parceria pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, região prioritária da usina.

Os Núcleos funcionam como espaços de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa. O objetivo é mobilizar coletivamente as instituições parceiras para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável nas comunidades.

Tópicos: 

Mais notícias