ONU/UNOPS seleciona empresa para execução de serviços em unidade armazenadora da Conab em Ponta Grossa 

Foto: Palloma Pires/Conab

Compartilhe esse artigo

Edital de licitação fica aberto até o dia 25 de agosto e contempla impermeabilização e pintura dos armazéns graneleiros da unidade. Iniciativa tem apoio da Itaipu Binacional

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo da ONU especializado em infraestrutura, publicou nesta segunda-feira, 28 de julho, o edital de licitação para contratação da empresa de execução dos serviços de impermeabilização e pintura de identidade institucional nos armazéns graneleiros da unidade armazenadora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Ponta Grossa, no Paraná (ITB/2025/58551). Composta por seis armazéns graneleiros horizontais e uma bateria de 16 silos verticais, possui capacidade para 420 mil toneladas de grãos e é a maior unidade da Conab no país.

O edital faz parte do acordo de cooperação entre UNOPS, Conab e Itaipu Binacional para modernização das unidades armazenadoras da Conab, beneficiando grandes e pequenos produtores.

Empresas interessadas em participar da licitação devem se cadastrar no UNGM, o portal de compras das Nações Unidas, e apresentar ofertas pelo sistema eSourcing (que funciona com o mesmo login do UNGM) até o dia 25 de agosto de 2025. O UNOPS realizará uma sessão de esclarecimentos sobre o edital no dia 5 de agosto, às 11h, online, através da plataforma Google Meet. As empresas também deverão realizar uma visita técnica ao local da obra em um dos dois dias previstos, 7 ou 8 de agosto de 2025, às 11h.

O UNOPS será responsável pelo desenvolvimento dos projetos executivos para a modernização e readequação funcional das unidades de Ponta Grossa, Cambé e Rolândia, no Paraná; e em Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Além do projeto, a unidade de Ponta Grossa contará também com execução de obras que têm a previsão de entrega para 2027.

O projeto, que receberá investimentos da Itaipu, vai otimizar o funcionamento das unidades armazenadoras e reduzir as perdas de grãos, contribuindo para o aumento da capacidade de armazenagem brasileira. A Conab possui em seus estoques produtos públicos e privados, além de executar ações de apoio à agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando tanto os produtores rurais quanto a população brasileira.

Tópicos: 

Mais notícias