O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e diretores de Itaipu, estarão em Assunção no próximo dia 30, para participar do encontro dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Fernando Lugo. Eles vão acompanhar o início das obras da subestação de Villa Hayes. A obra é a primeira etapa para a implantação do linhão de 500 kV, que irá reforçar o abastecimento de energia para a capital paraguaia.
O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e diretores de Itaipu, estarão em Assunção no próximo dia 30, para participar do encontro dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Fernando Lugo. Eles vão acompanhar o início das obras da subestação de Villa Hayes. A obra é a primeira etapa para a implantação do linhão de 500 kV, que irá reforçar o abastecimento de energia para a capital paraguaia.
A informação foi confirmada por Samek na tarde desta segunda-feira (26), durante vistoria ao autotransformador TX 375 MVA, que chegou à subestação da margem direita no final de semana. O diretor-geral foi acompanhado pelo diretor técnico-executivo de Itaipu, Antonio Otélo Cardoso, e pelo superintendente de Obras, Marco Aurélio Escobar.
Segundo Samek, a aquisição do conjunto TX/RX, previsto para começar a operar em setembro, “demonstra o esforço cada vez maior do Brasil em contribuir com o desenvolvimento do Paraguai”. O autotransformador vai ampliar a capacidade de transmissão de energia para o país vizinho e terá papel importante no próximo verão, quando o consumo costuma aumentar.
O passo seguinte será justamente a construção do linhão de 500 kV, entre Itaipu e a capital paraguaia. “É preciso dotar o Paraguai de energia segura e a construção da linha de 500 kV se encaixa no acordo firmado entre Lula e Lugo”, reforçou Samek.
TX/RX
Na margem direita, o diretor-geral conheceu detalhes de como será a instalação e a operação do autotransformador TX – que será conectado ao RX. Ele também visitou as obras de ampliação da subestação, de onde partirá o linhão de 500 kV.
O autotransformador TX chegou a Itaipu na tarde de sábado, após ficar 55 dias na estrada. Vários fatores esticaram a viagem, como a chuva, a neblina e a necessidade de autorização especial para trafegar. O problema são as dimensões do equipamento: 165 toneladas distribuídas em cinco metros de altura, quatro de largura e nove de comprimento.
Para levar toda essa estrutura, foram necessários dois caminhões e duas carretas, que tomavam quase duas pistas de rolagem. Por isso, a velocidade de transporte não passou de 40 km/h e foram percorridos no máximo 80 km por dia.
O equipamento foi fabricado pela empresa ABB, de Guarulhos, e custou R$ 7,9 milhões. Além do conjunto TX/RX, está em fase de licitação a compra de outro banco de transformadores para a margem direita – o T5/R5, que vai operar em conjunto com os demais transformadores da subestação.