Itaipu, Itaipu Parquetec e UFPR lançam atlas com dados sobre águas subterrâneas

Compartilhe esse artigo

Projeto de investigação é realizado desde 2018 e produziu dados essenciais para a gestão sustentável dos recursos hídricos na região da Bacia do Paraná 3

A Itaipu Binacional, o Itaipu Parquetec e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançaram nesta quarta-feira (27) o Atlas Hidroquímico do Sistema Aquífero Serra Geral na Bacia do Paraná Parte 3 (BP3), documento que reúne resultados das pesquisas realizadas pelo projeto Hidrosfera, uma parceria entre as três instituições para investigar, principalmente, as interações entre as águas subterrâneas e superficiais da região Oeste do Paraná.

O documento foi lançado durante um seminário on-line, transmitido pelo canal da Escola Itaipu para Sustentabilidade no YouTube. O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, destacou que o Atlas demonstra o compromisso da Itaipu com a preservação ambiental e com o avanço da ciência. “A proteção dos recursos hídricos é essencial não apenas para o abastecimento humano e o desenvolvimento social sustentável, mas também para a geração hidrelétrica. É uma questão que se torna ainda mais urgente no contexto das mudanças climáticas”, afirmou.

Diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni (centro), durante o lançamento do Atlas Hidroquímico.
Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.

O projeto Hidrosfera teve início em julho de 2018. O Atlas é resultado de um trabalho técnico e científico rigoroso, baseado em dados obtidos de amostras de água de 38 poços de abastecimento público entre os anos de 2019 e 2024. De acordo com o gestor do convênio pela Itaipu, Lucas Garcia, o documento apresenta um panorama detalhado da qualidade e das características da água que abastece mais de 80% da população da BP3.

A ideia é que o Atlas Hidroquímico seja uma referência para pesquisadores e para gestores dos recursos hídricos, e que estimule novas pesquisas na área. “O aquífero Serra Geral é um recurso vital para o Oeste do Paraná. Por isso, precisamos dar continuidade, pela importância desse projeto para orientar políticas públicas, mitigar riscos e nos ajudar a utilizar de forma muito responsável esse recurso”, disse o diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec Alexandre Gonçalves Leite.

O professor Gustavo Athayde, coordenador do projeto Hidrosfera pela UFPR, ressaltou a relevância da iniciativa, que faz do aquífero Serra Geral um dos mais estudados no País, atualmente. “Para a universidade este é um momento muito importante, em que colocamos informações científicas à disposição da sociedade, o que é um retorno dos investimentos realizados”, afirmou. “As águas subterrâneas são fundamentais para a segurança hídrica, pois são elas que mantêm o fluxo dos rios nos períodos de estiagem.”

O Altas Hidroquímico está disponível para download nesta página: https://www.itaipuparquetec.org.br/projetohidrosfera/.

Tópicos: 

Mais notícias