Home / Inovação / Pesquisa / Inteligência Territorial / Núcleo de Inteligência Territorial

Núcleo de Inteligência Territorial (NIT)

Planejamento e tomada de decisão com base em dados

O Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) é um espaço técnico-científico formado por colaboradores da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec para fornecer suporte a o planejamento e tomada de decisão em diferentes eixos de atuação: água, biodiversidade, clima, saneamento e território.

Eixos de atuação

Água

Quando falamos sobre produção energética em uma hidrelétrica não podemos deixar de pensar no que a move, a água. A utilização de grandes reservatórios demanda uma série de estudos a partir de diferentes vertentes, com foco na segurança hídrica para a garantia da água em quantidade e qualidade adequadas para a geração de energia e seus usos múltiplos. No Eixo Água, são produzidas pesquisas visando o uso da inteligência de dados, a partir do monitoramento ambiental da qualidade da água do reservatório e seus afluentes, para demonstrar o impacto das ações de Itaipu Binacional para melhoria e conservação da qualidade ambiental do Reservatório.

Biodiversidade

Este eixo desenvolve linhas de pesquisa em conservação da biodiversidade através do levantamento das espécies da fauna e flora que compõem a área do Refúgio Biológico Bela Vista, uma das áreas protegidas da Itaipu Binacional. Além disto, realizada análises de paisagem em toda a região. As atividades são desenvolvidas com o objetivo de embasar a tomada de decisão e o manejo do território pautados em dados e informações.

Clima

O entendimento do clima e de suas intersecções com a água e o território é fundamental para diversas atividades sociais e econômicas da região. Portanto, se torna necessário o conhecimento do histórico climático; os padrões médios e normais; e ocorrências de eventos extremos globais e locais. Nesse sentido, o Eixo Clima faz a gestão de dados atmosféricos, gerando diversos tipos de informações climáticas e produção de análises que contribuem para as tomadas de decisões que visam a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável das áreas de interesse.

Saneamento

O saneamento ambiental pode ser entendido como o conjunto de serviços e práticas que visam a promover a qualidade e a melhoria do meio ambiente, contribuindo para a saúde pública, bem-estar e qualidade de vida da população. Esse eixo enfatiza a importância sanitária e social, colaborando com atividades de monitoramento inteligente e a vigilância epidemiológica dos esgotos acerca de doenças emergentes, como os vírus causadores da COVID-19 e dengue, e fornecendo informações estratégicas para os gestores da Itaipu e da saúde pública da região.
Ainda nesse contexto, são desenvolvidas ações de apoio ao planejamento público do saneamento básico e sistemas de manejo de resíduos sólidos e, desde 2018, na operacionalização da reciclagem e disposição final de rejeitos, por meio do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu e demais parceiros.

Território

O Eixo Território utiliza tecnologias espaciais para apoiar a tomada de decisão com base em dados geográficos, em que são aplicadas técnicas para coleta automatizada, armazenamento e análise, resultando em informações úteis para a gestão territorial. A correlação espacial é uma premissa fundamental, que integra diferentes fatores ambientais e sociais, para identificar aspectos relevantes e realizar previsões, conforme índices gerados. Isso fundamenta decisões de políticas de manejo ambiental, planejamento urbano, conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais, com foco na segurança hídrica

Notícias relacionadas

Outros projetos e ações:

RAIB

Rede de marcos geodésicos instalados em diferentes pontos da Bacia do Rio Paraná, essenciais para garantir a precisão em medições altimétricas.

AISA

Descrição curta da ação, lorem ipsum dolor sit amet consecteteur adipiscing elit