Itaipu e Itaipu Parquetec iniciam capacitação de artesãos dos boxes sociais do Mercado Barrageiro

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Objetivo é promover a sustentabilidade econômica das organizações selecionadas para ocupar os espaços

Associações do segmento de Artesanato com boxes sociais no Mercado Público Barrageiro e suas artesãs associadas começaram a receber, na tarde da segunda-feira (11), a capacitação para gestão dos negócios. O programa, custeado pela Itaipu em parceria com Itaipu Parquetec e executado pelo Sebrae-PR, visa aumentar a competitividade e promover a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento do artesanato em Foz do Iguaçu.

A capacitação terá duração de oito meses com encontros semanais e acompanhamento por mentoria nos dois anos seguintes. O conteúdo será dividido em dois grupos: jornada de desenvolvimento de souvenires inovadores; e gestão da associação e dos pequenos negócios do artesanato.

No primeiro grupo serão trabalhadas oficinas de capacitação em economia criativa para o desenvolvimento de souvenires que representem Foz do Iguaçu e melhorem a oferta de produtos locais. “A jornada não se limita apenas à criação dos produtos. Os artesãos também aprendem sobre as melhores práticas de marketing e venda, técnicas de storytelling, fotografia de produtos, criação de marcas e utilização de plataformas digitais para possam divulgar seus trabalhos de forma eficaz”, explicou Antonio Fernando Terna Machado, da Divisão de Iniciativas de Turismo, da Itaipu.

Foto: Rafa Kondlatsch / Itaipu Binacional

Já no grupo de gestão serão trabalhados aspectos de controle financeiro, planejamento de produção, gestão da qualidade, comercialização e marketing, entre outros. “Queremos garantir a sustentabilidade desses negócios com uma assistência adequada para garantir o sucesso do próprio Mercado Público”, afirmou Aline Teigão, gerente da Divisão de Iniciativas de Turismo.

O projeto trabalha com aulas expositivas com material didático, oficinas práticas com atividades em grupo, estudos e discussões de casos e simulações, visitas técnicas a negócios artesanais, palestras com especialistas e profissionais do setor, além das sessões de mentoria (gerencial e técnica) e acompanhamento individual. A iniciativa faz parte do Programa de Boxes Sociais, que contempla também subsídios no aluguel e condomínio durante os três primeiros anos de funcionamento dos negócios no Mercado Público Barrageiro.

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