A quarta edição do concurso de robótica, realizada ontem à tarde, movimentou o espaço acadêmico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Além dos competidores, o Laboratório de Robótica foi “invadido” por torcedores e curiosos, que queriam conferir a performance do robozinho na pista de provas.
Cerca de 25 alunos do primeiro ano do curso de Engenharia Elétrica da Unioeste participaram do concurso. A prova consistia em fazer com que o robô completasse cinco voltas na pista, sendo vencedor aquele que concluísse o percurso em menos tempo. Para isso, cada equipe teve que desenvolver a programação utilizada para a navegação.
Equipe vencedora
No total, 10 equipes participaram do concurso, mas apenas três conseguiram concluir a prova. A equipe vencedora foi a “Uses CRT”, dos acadêmicos Marcos Vinícius Santos, Samir de Oliveira Ferreira e Marcos Klen Brugues Júnior.
O robô programado por eles levou cerca de nove minutos para dar as cinco voltas na pista. Além do mérito por ter vencido o concurso, os três alunos também vão ganhar um ponto na média da disciplina de Robótica.
Prática semestral
Promovido para incentivar a prática do conhecimento adquirido em sala de aula, o concurso de robótica é realizado semestralmente e envolve também alunos de Ciência da Computação e Engenharia Mecânica.
– O concurso é interessante pois permite utilizar os conhecimentos teóricos de linguagem computacional nos robôs – afirmou Marcos Vinícius Santos, integrante da equipe vencedora.
Para Renato Ferreira Simon, o concurso é uma forma de aprender se divertindo. Ele participou da prova, porém teve seu robô desclassificado. Mesmo assim ficou para conferir o desempenho dos demais competidores.
– Fiquei um pouco decepcionado por não concluir a prova. Mas, mesmo assim, valeu o aprendizado – disse Renato.