Ele é considerado um dos mais respeitados ambientalistas do mundo. E o sobrenome diz tudo. Jean-Michel Cousteau, filho do memorável oceanógrafo e mergulhador francês Jacques Cousteau será uma das grandes personalidades presentes na 1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA). O governo do Paraná, por meio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), será anfitrião do evento, marcado para 21 a 24 deste mês, no Mabu Thermas & Resort de Foz do Iguaçu.
O evento, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), é um dos mais importantes do mundo nos setores portuário e ambiental. A Itaipu Binacional é uma das patrocinadoras.
O futuro dos mares
![]() O ambientalista com um filhote de orca, encontrado numa praia na Nova Zelândia |
Jean-Michel Cousteau passou grande parte de sua vida estudando os oceanos junto com a família. Há dez anos, ele fundou a Ocean Futures Society, uma organização sem fins lucrativos de conservação marinha e educação ambiental. |
O ambientalista francês já recebeu dezenas de prêmios de reconhecimento por seu trabalho de defesa dos mares do planeta. É considerado um porta-voz das questões marinhas. Participou da Câmara Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo, África do Sul, do Terceiro Fórum Mundial da Água, em Quioto, no Japão, e dos Diálogos sobre a Água para a Vida, em Barcelona, Espanha.
Nos últimos 30 anos, Cousteau e sua equipe realizaram o programa “Embaixadores do Meio Ambiente” em vários países, atingindo milhares de pessoas. Produziu mais de 80 filmes e séries para televisão sobre os oceanos.
Na 1ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária da OEA, o estudioso irá falar sobre o trabalho desenvolvido pela Ocean Futures Society e a preocupação com o futuro dos mares e de toda a biodiversidade marinha.
Ministro
O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, confirmou participação na abertura oficial da Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária, que terá ainda a presença do governador Roberto Requião, de autoridades portuárias e representantes de 34 países.
Mais informações sobre o evento no site www.oeabrasil2009.com.br