Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Testes de RT-PCR serão feitos em Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
05/07/2021

Os testes RT-PCR para detecção do novo coronavírus nas amostras de esgoto também serão feitos em Foz do Iguaçu, no laboratório molecular do PTI, no Edifício das Águas. O treinamento da equipe começa nesta segunda-feira (5) e segue até sexta (9), ministrado por pesquisadores da UFABC e Unila.

Coleta de amostras de esgoto na usina de Itaipu.Foto: Rubens Fraulini | ITAIPU Binacional
Coleta de amostras na usina de Itaipu. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Os equipamentos para equipar o laboratório foram adquiridos com recursos de Itaipu, que investiu R$ 3,5 milhões no projeto. O valor inclui equipamentos, insumos e bolsas de pesquisa.

“Com apoio da Itaipu, foi possível adquirir equipamentos essenciais, como um PCR em tempo real, ultrafreezer, fluxo laminar, centrífugas, kits de detecção de covid-19, entre outros. Além disso, permitiu a disponibilização de bolsas de pesquisas para contratação de pessoal especializado”, relaciona o coordenador do projeto, professor Rodrigo de Freitas Bueno.

Simone Benassi explica que, no primeiro mês após a capacitação, as análises serão feitas concomitantemente em Foz do Iguaçu e São Paulo. “Faremos nos dois laboratórios até acertarmos a metodologia. Se for necessário, podemos expandir esse prazo. Mas a ideia é que, depois deste período, todos os testes [com as amostras da cidade] sejam feitos somente em Foz do Iguaçu”, diz.

Também estão sendo preparados uma cartilha e um e-book para divulgar os resultados e a importância do projeto para a comunidade.