Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Potencialidade do turismo rural é tema de debate no Oeste
Tamanho da letra
21/02/2006

O turismo rural – quando planejado – pode se tornar uma importante fonte de diversificação de renda.  O assunto será tema nessa quarta-feira, 22, de um encontro no Centro Cultural de São Miguel do Iguaçu, das 10h às 17h. A 2ª Reunião Regional do Turismo Rural na Agricultura Familiar reúne representantes de várias organismos governamentais ligados à agricultura e ao turismo.  No Oeste do Paraná, famílias inteiras já estão apostando nesse filão. 

 

O grande segredo do turismo rural está em conseguir mostrar ao turista o que ele quer ver. Entre outros fatores, oferecer uma gastronomia típica, saborosa e higiênica; ter uma ou mais atividades produtivas que caracterizem a propriedade; beleza natural da propriedade; opções de atividades para os hóspedes acompanharem a rotina da propriedade; contato com a cultura e a tradição local e acesso fácil, além da possibilidade de compra de produtos típicos, entre outros.

 

A reunião tratará do Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar (PNTRAF) e da Rede TRAF do Oeste do Paraná, que conta com o apoio da Itaipu.

 

Programação

 

Na parte da manhã, os participantes farão um mapeamento do turismo no Paraná, com troca de experiências locais e estudos de casos de implementação do turismo rural.

 

Já à tarde, a programação inclui vários assuntos. Entre eles: a introdução ao turismo rural na agricultura familiar, pelo MDA; convênio MDA – Ações realizadas e previstas; preparação para o Fórum Estadual TRAF 2006, pela Ecoparaná;  o Programa de Regionalização do Turismo e o TRAF, pela Secretaria de Estado do Turismo/Paraná turismo; a Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná e o TRAF – Conselho dos Municípios Lindeiros e debate e encaminhamentos sobre o TRAF para a região Oeste.