Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Profissionais socorristas da Itaipu participam de curso de Suporte Básico de Vida
Tamanho da letra
27/09/2023

Na última terça-feira (26), empregados e terceirizados da Itaipu BInacional participaram de um treinamento em Suporte Básico de Vida, no espaço de Treinamento da usina, em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo da ação foi preparar profissionais socorristas para reconhecer e saber lidar com emergências potencialmente fatais. Ao todo foram 15 participantes, entre eles colaboradores da Segurança do Trabalho, Bombeiros, Médicos do SESI e profissionais da Divisão de Medicina do Trabalho de ambas as margens, direita e esquerda.  


Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

O curso teve duração de 8h e aplicou conhecimentos teóricos na prática, com cenários de simulação realística nos quais os profissionais realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar, desobstrução de vias aéreas e manejo de um desfibrilador externo automático.

Para Grazieli Hoppe, da Medicina do Trabalho, o curso é de grande importância por aperfeiçoar o atendimento prestado no dia a dia. “Os momentos de emergência são sempre estressantes para a equipe, então o treinamento ajuda a treinar para que, na hora do verdadeiro atendimento, o atendimento prestado seja o melhor possível”, explica.

A aula foi promovida pelo Núcleo de Ensino em Saúde e Emergências de Sergipe (Neses) e os participantes receberam um certificado internacional da American Heart Association (AHA). Segundo Dênis Corrêa, professor do curso, essa é uma metodologia presente em mais de 90 países. Ele explicou que os alunos receberam o material didático com um mês de antecedência para se preparar e, no dia do curso presencial, fazer simulações em manequins de bebês, crianças e adultos.


Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Para o professor, o conjunto de técnicas apresentado faz uma grande diferença para uma vítima de parada cardiorrespiratória. “Nós estamos preparando profissionais de saúde para ficarem melhores na sua prática clínica, identificarem mais rapidamente os problemas e, principalmente, conseguirem atender em momentos em que não tenham tantos materiais e recursos disponíveis. Esse tipo de conhecimento empodera o aluno e pode fazer a diferença entre a vida e a morte de uma vítima", afirmou.

Um dos alunos do curso foi o bombeiro Raphael Gois. Para ele, a oportunidade de aprendizado e de tirar dúvidas é positiva. “O que nos marca é o quanto conseguimos aprimorar a técnica em busca da prática. Estar inserido de novo na sala de aula para poder praticar e ter a chance de errar ou não é muito válido”, disse.