Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
No aniversário do PNI, Itaipu reafirma parceria
Tamanho da letra
11/01/2013

Com a presença de autoridades locais, estaduais e nacionais, e a participação da comunidade, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) celebrou nesta quinta-feira (10) o seu 74º aniversário. Representando o diretor-geral brasileiro da Itaipu na solenidade, o superintendente de comunicação, Gilmar Piolla, um dos responsáveis pela campanha que elegeu as Cataratas do Iguaçu uma das novas Sete Maravilhas da Natureza, reafirmou o compromisso da Itaipu em prosseguir com as ações de divulgação do Destino Iguaçu, que vêm contribuindo para as constantes quebras de recorde de visitação no PNI.

“O crescimento no número de turistas (1,5 milhão em 2012) é reflexo da boa imagem do Destino Iguaçu, que tem no Parque Nacional o seu principal atrativo e um dos mais bem sucedidos exemplos no País de preservação ambiental aliada à visitação turística. A indústria do turismo hoje é responsável por um em cada quatro empregos em Foz, uma indústria 'sem chaminés', que promove o desenvolvimento regional de forma sustentável”, afirmou Piolla.
    
Simultaneamente à celebração do aniversário, foi inaugurado um auditório no Centro de Recepção de Visitantes, com capacidade para 200 pessoas. Estiveram presentes o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; o secretário estadual de turismo (representando o governador Beto Richa), Jackson Pitombo; o presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Roberto Vizentin; o secretário de Turismo de Foz, Jaime Nelson Nascimento; o chefe do PNI, Jorge Pegoraro; o diretor administrativo da concessionária Cataratas S/A, Roberto Antônio Trauczynski, entre outras autoridades.
     
Segundo parque nacional criado no País (o primeiro é o de Itatiaia), o PNI é hoje uma referência na gestão compartilhada entre o poder público e a iniciativa privada. Tanto que o modelo está sendo adotado em outras unidades de conservação, como Fernando de Noronha, Tijuca, Serra dos Órgãos e Itatiaia.

“O Parque Nacional do Iguaçu é nosso cartão de visitas”, garantiu Vizentin. “Além do modelo de gestão, o parque tem essa forte conexão com a comunidade do entorno e essa parceria com a Itaipu que vem contribuindo para crescimento do turismo, sem perder de vista a principal missão do parque, que é preservar a natureza”, completou o presidente do ICMBio.
     
O prefeito Reni Pereira ressaltou a importância histórica do PNI para a cidade de Foz do Iguaçu. “Não podemos esquecer que as Cataratas eram o quintal, o espaço de veraneio dos pioneiros de Foz. E foi graças ao amor dos pioneiros, que também está presente hoje na população, que esse espaço foi muito bem conservado e está como uma das maravilhas do mundo”, afirmou o prefeito.

Jorge Pegoraro fez um balanço das principais conquistas de 2012 (além do título da Fundação New Seven Wonders, a classificação máxima como atrativo turístico da Trip Advisor), e também anunciou novidades para 2013: a reinauguração do Centro de Recepção de Visitantes, que passou por reformas, no próximo mês de março, a compra de cinco novos ônibus híbridos e a criação de uma ciclovia dentro do parque, entre outras.
     
“O parque vem melhorando sua infraestrutura constantemente. Quem sabe, ao comemorarmos os 75 anos, não estaremos também celebrando um novo recorde, de 1,6 milhão de turistas”, disse Pegoraro.

Como não poderia ser diferente em um aniversário, a festa teve parabéns e bolo. Ao fim da solenidade, a placa da Fundação New Seven Wonders, atestando a eleição como uma das novas sete maravilhas da natureza, foi inaugurada em seu local definitivo, próxima à entrada do Centro de Recepção de Visitantes. Na parte cultural, a festa contou com apresentações da Trupe Luz da Lua e das bandas A Fenda e O Quarteto.