Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Foz do Iguaçu sedia Olimpíadas Universitárias 2012
Tamanho da letra
16/10/2012

Cerca de três mil atletas de todo o Brasil participam, em Foz do Iguaçu, da maior competição universitária do país: as Olimpíadas Universitárias (JUBs 2012). A abertura do evento será na quinta-feira, às 19h30, no Mirante Central da usina de Itaipu, com a presença de aproximadamente 300 pessoas. As competições prosseguem até o dia 27.

Todos os 26 estados e o Distrito Federal terão atletas nas disputas. As maiores delegações – 143 atletas - são as do Amazonas e de São Paulo, seguidos de Paraná e Pernambuco, com 141, e do Rio de Janeiro, com 140. Rondônia, com 66 atletas, Amapá (52) e Acre (48) formam as três menores delegações.

Na solenidade de abertura, a judoca Sara Menezes, que conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, vai acionar a Tocha Olímpica. Durante os jogos, a pira será mantida acesa numa estrutura acoplada ao Homem de Aço, estátua de metal que representa os trabalhadores que construíram a Itaipu.

Os atletas vão disputar torneios em quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez). Participam da disputa revelações como o velocista carioca Aldemir Gomes, primeiro colocado do ranking nacional nos 100m e 200m rasos; a judoca paulista Flávia Gomes, medalha de prata no Grand Slam do Rio de Janeiro na categoria leve e o enxadrista pernambucano Vinícius Tiné, décimo colocado no Mundial de Xadrez 2012.

Os jogos começam no dia 18, com a primeira rodada do torneio de xadrez. De 19 a 21 de outubro acontecem as competições individuais. Os torneios dos esportes coletivos começam no dia 23, com as partidas pela fase classificatória; nos dias 26 e 27 ocorrem os jogos semifinais e finais. Serão mais de 420 partidas durante os cinco dias de competição e a entrada para o público é gratuita em todas as praças esportivas.

As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), corealizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Paranaense de Esporte Universitário e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Credenciamento

Os jornalistas interessados em cobrir a solenidade de abertura na Itaipu deverão enviar o nome, RG, modelo do veículo e número da placa para imprensa@itaipu.gov.br

Jogos

A programação completa pode ser conferida em http://olimpiadasuniversitarias.cob.org.br/.

Confira o local das competições:

Basquete
Ginásio Costa Cavalcanti: Rua Lisboa, 510 – Jardim Alice
Assemib: Avenida Araucária, 716 – Vila A
IFPR: Avenida Araucária, 780 – Vila A
Sebastião Flor: Rua Barão do Rio Branco, esquina c/ Rua Dom Pedro II
Centro de Convenções: BR 469, KM 13
 
Futsal
Centro de Convenções: BR 469, KM 13
SEST/SENAT: Rua Rufino Vilhordo, 155 – Parque Presidente II
Ginásio Ronaldo Nunes: Avenida Mario Filho s/n – Morumbi
ASSERPI: Rua das Açucenas, esq. com Rua Celeste Azambuja Sottomaior.
 
Handebol
Centro de Convenções: BR 469, KM 13
UniAmérica: Avenida Tarquinio Joslin dos Santos, 1000
Complexo Educacional Darci Pedro Zanata: Rua Pompeu de Toledo S/N
Complexo Educacional Érico Verissimo: Rua Jorge Sanways, 4375
 
Voleibol
Centro de Convenções: BR 469, KM 13
SESC: Avenida Tancredo Neves, 222
IFPR: Avenida Araucária, 780 – Vila A
Ginásio da Policia Federal: Rua Caruaru – 104
GRESFI: Av. Juscelino Kubitschek, 1872 – Vila Paraguaia
 
Atletismo, Natação e Judô
Complexo Esportivo Costa Cavalcanti Rua Lisboa, 510 – Jardim Alice
 
Xadrez
Centro de Convenções: BR 469, KM 13