Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Fitch eleva o rating nacional da Itaipu para AAA(bra)
Tamanho da letra
31/08/2023

Na última sexta-feira (25), a agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou o Rating Nacional de Longo Prazo da Itaipu Binacional de ‘AA(bra)’para para ‘AAA(bra)’, com Perspectiva Estável. É a maior nota concedida pela agência, uma das mais importantes do mercado de capitais. A classificação confere à Itaipu grau de investimento com qualidade alta e baixo risco e demonstra a solidez, a boa governança, procedimentos e critérios bem estabelecidos pela diretoria e conselho da empresa.


Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

"Este resultado mostra nosso comprometimento contínuo com a excelência, uma gestão sólida e uma busca incansável por qualidade em todas as áreas de atuação. A obtenção da classificação AAA, a mais elevada atribuída pela Fitch, atesta o árduo trabalho de nossa equipe e a dedicação em não apenas atender, mas também superar as expectativas", avalia o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

“Ainda que a Itaipu não seja uma empresa listada em bolsa, devido à nossa natureza pública e jurídica, essa ascensão em nossa posição valida de forma significativa nossas estratégias de resiliência, crescimento sustentável, e também reflete o bom momento vivido pelo País com o governo Lula", completa.

Segundo o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone da Nóbrega, “essa conquista reflete a excelência e a solidez financeira da entidade e também o novo momento de nosso País, que nos permitirá gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico com frutos sociais, com a importante pauta da sustentabilidade. Essa classificação reafirma o compromisso da Itaipu com a gestão responsável e eficiente. Parabenizo toda a equipe envolvida nesse sucesso”, disse.

Na escala internacional, segundo critério da agência, a empresa segue o rating soberano do Brasil, que foi elevado recentemente de BB- para BB. O rating de Itaipu reflete o forte vínculo da usina com o Brasil. O Brasil e o Paraguai dividem o controle indireto da companhia, por meio da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e da Administración Nacional de Electricidad (ANDE), mas o Brasil deve consumir mais de 70% da energia gerada nos próximos anos.

O perfil de crédito de Itaipu também se beneficia da elevada previsibilidade de seu fluxo de caixa. A companhia não enfrenta risco hidrológico nem riscos regulatórios associados ao setor elétrico brasileiro ou paraguaio. 

As projeções da Fitch incorporam a tarifa mensal de USD16,7/KW a partir de 2023, frente a USD20,7/KW em 2022, acompanhando apenas parcialmente a redução da dívida em 2023 - a dívida de construção da usina foi quitada em fevereiro deste ano.

A classificação de risco da Itaipu pela Fitch em escala nacional foi emitida pela primeira vez em 14 de agosto de 2014 e atualizada pela última vez em 17 de fevereiro de 2023. Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.