Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Feriadão lota atrativos de Foz. Só em Itaipu foram mais de 10 mil turistas
Tamanho da letra
26/04/2011

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) registrou, no feriado da Sexta-Feira da Paixão (22), o maior movimento de visitantes desde 2007, após a implantação do novo modelo de gestão do turismo – com a valorização dos atrativos e a cobrança de ingresso. Foram 4.661 turistas, contra 4.508 do recorde anterior, de 1º de novembro de 2009, véspera de Finados.

O movimento no Parque Nacional do Iguaçu (PNI) também foi recordista na sexta-feira: 16,6 mil pessoas passaram pelas trilhas das Cataratas, o maior movimento em um só dia desde que o atrativo passou a fazer estatística, 26 anos atrás. O estacionamento, com aproximadamente 2,5 mil vagas, ficou lotado pela primeira vez.

O feriadão prolongado, que começou na quinta-feira (21), Dia de Tiradentes, e se estendeu até o domingo de Páscoa (24), também lotou o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e outros atrativos turísticos da região. Era tanta gente na cidade que houve até congestionamento na rodovia BR-469, que dá acesso ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI).

“O movimento foi excepcional”, afirmou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu.

O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, reforçou a necessidade de maiores investimentos de infraestrutura. “Temos que enfatizar o lado positivo: para cidade foi excelente [o movimento no feriado de Páscoa]. Mas nos acende uma luzinha amarela, mostrando que a gente precisa, mais do que nunca, alertar para as ações estruturantes que a cidade precisa. Temos que acelerar esses processos para que a gente não seja surpreendido no futuro”, indicou.

O secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, concorda que enfrentar os gargalos da infraestrutura é o grande desafio a ser enfrentado pelo poder público e pela gestão integrada do turismo. Como exemplo, ele cita a questão da segurança pública e tráfego na fronteira. “Precisamos fazer uma avaliação para seguirmos recebendo com a qualidade que preconiza o crescimento sustentável do fluxo”, indicou.

Atrações

No total, Itaipu recebeu 10.715 turistas nos quatro dias de feriado, número 62,27% superior na comparação com o mesmo período do ano passado. Somente na sexta-feira, com 4.661 visitantes, o salto foi de 86% em relação à Sexta-Feira Santa de 2010.

As atrações do Complexo Turístico Itaipu (CTI) incluem a Visita Panorâmica, o Circuito Turístico Especial, a Iluminação da Barragem, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) e o Polo Astronômico.

No Parque Nacional do Iguaçu, o movimento nos quatro dias foi de 33,3 mil pessoas, superando em mais de 10% a expectativa da administração. Do total, 76% eram brasileiros. No feriado de Páscoa do ano passado, o movimento total foi de 22,3 mil pessoas, mas inclui apenas três dias, porque o Feriado de Tiradentes não coincidiu com a Sexta-Feira da Paixão.