Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Empregados da Itaipu participam de palestra sobre Atuação em Grandes Tragédias
Tamanho da letra
23/08/2023
Edemilson de Barros, Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, ministrou a palestra. Fotos: Michelle Einsiedel. 
 
Na tarde da última terça-feira (22), cerca de 30 empregados de diversas áreas da Itaipu Binacional participaram de uma palestra sobre o tema “Gestão do Risco de Desastres – Atuação em Grandes Tragédias”, ministrada pelo Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Edemilson de Barros, no auditório da Segurança Empresarial. 
 
Organizada pela Superintendência de Segurança Empresarial, em parceria com a Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho da Binacional, a atividade teve como objetivo atualizar os planos de segurança da Itaipu, para que os profissionais saibam como se portar e agir diante de grandes catástrofes. Isso inclui não só a área industrial, onde ocorre a produção de energia, mas também as áreas corporativas, onde ficam os escritórios.  
 
Patrick Andrey Wietholter fala sobre a importância de estruturar plano de ações fora da área industrial. 
 
“Por menor que seja a chance de esses cenários acontecerem, você tem que levar em consideração essa probabilidade e treinar as pessoas para que a resposta seja adequada em um momento de crise”, afirmou o gerente da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho, Patrick Andrey Wietholter. 
 
O palestrante Edemilson de Barros falou sobre a importância de uma equipe prevenida e preparada para o atendimento. “Cada um tem um papel importante. O objetivo aqui é mostrar o que cada ator em uma situação de risco pode fazer para buscar um resultado eficiente, ainda mais em uma situação dentro de uma empresa com o porte da Itaipu, que tem uma importância no cenário nacional e até mesmo mundial”, disse. 
 
Superintendente da Segurança Empresarial,​ Washington Alves da Rosa, introduz o tema aos colegas. 
 
Segundo o superintendente da Segurança Empresarial, Washington Alves da Rosa, a reunião teve como finalidade estabelecer uma nova dinâmica de prevenção e segurança. “Queremos, no futuro, envolver os demais órgãos externos (estaduais, municipais e federais) nesse planejamento, para, em qualquer situação de anormalidade, estarmos todos em condições adequadas”, afirmou. 
 
O plano de ação de emergência está sendo estruturado nas áreas corporativas nos últimos anos, por meio de treinamentos com empregados, elaboração de um plano de abandono da área corporativa, formação de brigadas de emergência e simulados. Todas essas ações são preparativas para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), que acontecerá de 2 a 6 de outubro.