Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Eleição das Cataratas aumenta interesse pelo Festival de Turismo
Tamanho da letra
11/05/2012

A repercussão internacional da eleição das Cataratas entre as sete maravilhas da natureza e a recente escolha de Foz do Iguaçu para sediar os XGames contribuíram para despertar ainda mais o interesse de operadores, agentes de viagens e empresários pelo 7° Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, programado para os dias 13 a 15 de junho, no Rafain Palace Hotel e Convention Center.  

até mesmo lista de espera para alugar os estandes da Feira de Turismo, evento paralelo ao festival. Outro evento paralelo, o 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, reunirá em Foz os responsáveis pelos mais acessados blogs do Brasil e do exterior voltados à divulgação de destinos nacionais e internacionais.   

O festival

Com apoio da Itaipu Binacional, Secretaria Municipal do Turismo, Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICBV), Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares e Conselho Municipal de Turismo, entre outras instituições, o 7° Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu deve ter mais de 6 mil inscritos, superando a marca da edição passada. Deste total, a maior parte é formada por agentes de viagens, mas a lista também inclui empresários, operadores e guias de turismo, professores, estudantes e jornalistas.

Os números confirmam que, hoje, o festival é “um dos maiores eventos de turismo do Brasil e referência para o setor”, segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu. Para Piolla, o festival representa “a oportunidade de relacionamento com o mercado emissivo de turismo que tem Foz do Iguaçu como principal destino”.

Feira de Turismo

Em 2011, cerca de 400 expositores ocuparam os 240 estandes da Feira de Turismo, número que deve também ser superado este ano, a julgar pela procura. Há filas de espera para os estandes, conta o organizador do festival, Paulo Angeli. A feira oferece 100 mil metros quadrados para os expositores apresentarem os seus produtos e destinos para os visitantes e participantes.

Em relação aos negócios gerados pelo festival, Angeli diz que os únicos números que podem ser mensurados são justamente os da Rodada de Negócios do Sebrae, um dos eventos paralelos. Em 2011, o Sebrae calcula que os negócios feitos no evento chegaram a R$ 18 milhões, com expectativa de crescimento para este ano.

Paraguaios

O Festival de Turismo deste ano terá uma presença maior de paraguaios, principalmente de Ciudad del Este. Eles promovem a Feira Internacional de Turismo de Compras do Iguassu, para mostrar aos agentes de viagens a nova imagem do comércio de Ciudad del Este e colocar definitivamente o turismo de compras como mais um atrativo turístico comercial do Destino Iguassu.

Mauro Sebastiany, presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), opina que o comprismo no país vizinho deve ser incentivado. “Não adianta ficarmos de costas para Ciudad del Este”, diz.

O presidente do ICVB acha que promoções como a “Black Friday”, entre 10 e 13 de maio, inspirada num evento semelhante que ocorre nos Estados Unidos em novembro, pode atrair para Ciudad del Este muitos brasileiros que hoje fazem suas compras em Miami. “Por que essa gente não pode vir para cá?”, questiona Sebastiany, lembrando que o Destino Iguaçu se fortaleceu na área de lazer e eventos, mas que o turismo de compras “pode ser potencializado”. Segundo ele, as entidades de classe do comércio e do turismo paraguaio ainda são incipientes, mas já a marcar presença de forma mais firme.

Mais eventos

O festival inclui ainda uma série de eventos paralelos, como Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu; Rodada de Negócios do Sebrae; HotelShow; Encontro Gastronômico Abrasel Iguaçu, que reunirá grandes chefs nacionais e internacionais; reunião do Clube do Feijão Amigo: reunião nacional da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens; Mostra de Produtos Artesanais regionais; e a 3ª Assembleia Geral de 2012 da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, entre outros.
  
Empresários de cinco estados e também do Paraguai e da Argentina vão participar do Hotel Show. Esta é uma das principais feiras de negócios do setor, com exposição de produtos e serviços, além de uma programação de palestras, oficinas e minicursos. Dezenas de expositores participam da feira, trazendo novidades e inovações para a rede hoteleira, moteleira e gastronômica.
  
Encontro de blogueiros

      
Mas a grande novidade deste ano é mesmo o 1° Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (Eibtur). Os profissionais que dão dicas, compartilham roteiros e contribuem para fortalecer destinos turísticos vão discutir a importância das mídias sociais da internet como o Twitter e o Facebook na divulgação do turismo.
  
Entre as estrelas do encontro, estão Claudia Beatriz Saleh, uma brasileira que há 20 anos mora em Washington, Estados Unidos, e em 2001 criou o blog “Aprendiz de Viajante”, hoje um dos mais acessados blogs de viagens do Brasil. Outro brasileiro que mora no exterior é Daniel Duclos, que em Amsterdã, Holanda, fundou o site DucsAmsterdam.net, onde fala de viagens e fotografia.
  
O blogueiro internacional Keith Jenkins, também com base na Holanda, é outra personalidade esperada. Ele mantém o blog Velvet Escape e é co-fundador da Global Bloggers Network, uma comunidade com mais de 900 blogueiros de viagem individuais e corporativos.
  
Entre outros participantes do encontro, estão o americano Michael Hodson, que escreve sobre suas viagens no “Go, See, Write”, que já é um dos blogs de viagens mais lidos do mundo, e Stefanie Michaels, que mantém o website Adventuregirl.com e foi apelidada de “Tweetheart da América” pela revista Vanity Fair, por ter mais de um milhão de seguidores no Twitter.
  
Crédito de carbono
  
O 7° Festival Internacional de Turismo, a exemplo da edição do ano passado, tem como preocupação evitar ao máximo danos ao meio ambiente. Todo o evento tem suas emissões de gases efeito estufa compensadas pelo Programa de Redução e Compensações de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Programa Recompense).
 
O serviço consiste no levantamento e quantificação de carbono (CO²) emitido na atmosfera. A partir disso, é elaborado um plano de redução e o que não é possível diminuir, é compensado com o plantio de árvores.
 
Em 2011, foram geradas 169 toneladas de Dióxido de Carbono (CO²) – referentes ao combustível gasto pelos participantes para se deslocar até o evento, impressão de material gráfico, resíduos sólidos gerados e utilização de energia elétrica, entre outros. Para compensar esta emissão, foram plantadas 1.127 mudas de árvores nativas em uma área de preservação permanente.
  
Programação prévia (sujeita a mudanças)
  
13 de Junho de 2012

 10h às 18h – Credenciamento e atendimento ao participante e ao expositor

 9h às 17h – Reuniões de instituições

 20h - Solenidade de abertura

 21h30min – Cerimônia de boas-vindas

 

14 de Junho de 2012

 10h às 13h - Fórum de Turismo - Apresentação de trabalhos

 14h - Abertura oficial da Feira de Turismo e Hotel Show

 14h às 20h - Feira de Turismo

 14h às 20h – Festival Gastronômico Regional

 14h às 20h – Mostra de Produtos Artesanais Regionais

 14h às 20h - Hotel Show

 14h às 18h - Rodada de Negócios Turísticos

 15h às 21h - Fórum de Turismo - Abertura e Palestras

 22h - Festa dos Estudantes

 

15 de Junho de 2012

 08h às 12h - Visitas técnicas aos atrativos turísticos

 09h às 12h - Fórum de Turismo - Minicursos

 10h às 13h - Fórum de Turismo - Apresentação de trabalhos

 14h às 20h - Feira de Turismo

 14h às 20h – Festival Gastronômico Regional

 14h às 20h – Mostra de Produtos Artesanais Regionais

 14h às 21h - Hotel Show

 14h às 18h - Rodada de Negócios Turísticos

 14h às 20h30min - Fórum de Turismo – Palestras e minicursos

 19h - Encerramento solene do Fórum de Turismo

 22h30 - Festa de encerramento