Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Canal de Canoagem de Itaipu pode ter disputa internacional em 2007
Tamanho da letra
07/02/2006

Hoje, será decidido se o Canal de Águas Bravas, construído por Itaipu em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Confederação Brasileira de Canoagem, poderá sediar um campeonato internacional de canoagem em setembro do ano que vem.  O canal será inspecionado hoje (quarta-feira), às 10h, pelo diretor da Federação Internacional de Canoagem, Jean Michel Prono, técnico da seleção francesa, que já ganhou várias medalhas de ouro, prata e bronze, inclusive a prata nas últimas Olimpíadas.

 

A partir de 31 de março, a Seleção Brasileira de Canoagem ficará sediada em Foz do Iguaçu, quando iniciará os treinamentos para a competição internacional. Atualmente, os atletas treinam num rio de Tibagi, na região central do Paraná. Com a aprovação de Jean Prono, o canal estará habilitado para as realizações de competições internacionais, inserindo Foz do Iguaçu no circuito internacional  de canoagem.

 

Estarão presentes, hoje, o diretor-geral brasileiro de Itaipu,  Jorge Samek; o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich,e o prefeito de Foz, Paulo Mac Donald Ghisi. Segundo Jorge Samek, o Canal de Águas Bravas é a primeira pista de canoagem artificial da América Latina e será um dos dez mais importantes do mundo.

 

Corredeiras artificiais

 

O Canal de Águas Bravas recebeu enormes pedras, retiradas das proximidades do mirante do vertedouro da Usina, que criaram corredeiras para permitir a canoagem. Pelas duas comportas, construídas paralelamente ao Canal da Piracema, passarão 12 metros cúbicos de água por minuto. Além do canal, as obras incluem a instalação de áreas de apoio, como a garagem para barcos, arquibancadas e um espaço onde ficarão os juízes das competições.