No Centro de Recepção de Visitantes, o turista será recebido ao som de músicas carnavalescas, de velhas marchinhas ao axé. A decoração também vai lembrar que o período é dedicado às festas momescas. Mas o trabalho dos guias e recepcionistas será normal durante todos os dias de Carnaval. Aliás, até superior, já que é esperado um número de visitantes maior do que no Carnaval de 2008.
“Apesar da crise financeira global, teremos um Carnaval mais movimentado este ano em Foz do Iguaçu. Isso é reflexo direto das campanhas que temos promovido, em parceria com o trade turístico, para promover a imagem do Destino Iguaçu no Brasil e no exterior”, afirma o superintendente de comunicação social da Itaipu, Gilmar Piolla, responsável pela gestão do turismo na empresa.
Ele cita como exemplo dessas ações de promoção do destino a campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu uma das 7 maravilhas da natureza, a campanha publicitária intitulada Foz do Iguaçu, Destino do Mundo, lançada há mais de um ano, e as participações em feiras regionais, nacionais e internacionais, sobretudo aquelas voltadas para o público final.
![]() |
O gerente comercial do Complexo Turístico Itaipu, Guilherme Tell Laurino, estima que este ano, de sábado até quarta-feira de Cinzas, cerca de 11 mil turistas vão conhecer os atrativos da usina. O número é 20% maior do que o registrado no ano passado. |
Para atender toda essa gente, a Iluminação da Barragem terá mais um dia de apresentação: além de sexta e sábado, a terça-feira de Carnaval. Vale lembrar que, com o fim do horário de verão, a iluminação começa às 20h.
Este é o segundo ano em que Itaipu abre para os turistas durante o feriado prolongado de Carnaval. No ano passado, de 1º a 5 de fevereiro, quase 10 mil pessoas visitaram a usina, um número que surpreendeu a coordenação do Complexo Turístico Itaipu, já que a expectativa era atender cerca de 8 mil visitantes.
Parque Nacional
No Parque Nacional Iguaçu, a expectativa em relação ao número de visitantes também é grande. São aguardados 25 mil turistas, a mesma quantidade registrada no ano passado.
![]() |
Para os quatro dias de folia, a concessionária que administra o parque aumentou o número de funcionários e triplicou a frota de ônibus. |
Nos dias 21, 23 e 24 o Iguaçu funcionará das 9h às 17h (horário normal) com reforço na frota de três ônibus no transporte dos passageiros do Centro de Visitantes até as Cataratas. Para o dia 22 (domingo) quando o fluxo de visitantes é mais intenso a bilheteria abrirá às 8h. Já o transporte terá o reforço de nove ônibus durante todo o dia.
Turismo em alta na cidade
Em Foz do Iguaçu, a expectativa dos hoteleiros para o Carnaval já foi até superada. Em alguns hotéis, a ocupação atinge 100% da capacidade. Na média, ficará em 77,8% durante o feriadão, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.
Conforme o levantamento do Sindhotéis, a média prevista será maior nos hotéis de melhor padrão com quatro estrelas devendo permanecer os quatro dias com 89,6% dos leitos ocupados. Em seguida, aparecem os estabelecimentos cinco estrelas, com 83,5%. Seguem os três estrelas, com 73,8% e os duas, com 64,2%.
Depois dos brasileiros – 81,3% das reservas foram feitas por eles -, vêm os argentinos, com 9,4%. Os estrangeiros em geral somam também 9,4%. Enquanto os turistas nacionais e argentinos demonstram predileção pelos estabelecimentos de padrão médio, a maioria dos estrangeiros fez reservas nos estabelecimentos de cinco e quatro estrelas.