Itaipu comemora 34 anos com atrações especiais

Compartilhe esse artigo

Os turistas que visitarem a Itaipu hoje, sábado, poderão prestigiar uma série de atrações, como a apresentação do Coral de Itaipu. As atrações serão promovidas em comemoração ao aniversário de Itaipu, que completa 34 anos no dia 17 de maio.

 

A programação de aniversário será realizada no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu. Durante todo o dia, os visitantes serão recepcionados por dois personagens lúdicos, a Energéia e o Barrageiro, e receberão lembranças em comemoração ao aniversário.

 

Os visitantes que passarem pelo CRV pela manhã e à noite, durante o horário da Iluminação da Barragem, também poderão prestigiar a apresentação de um grupo musical. Já à tarde, a partir da 14h30, será a vez do Coral de Itaipu se apresentar aos visitantes.

 

E, no dia do aniversário de Itaipu, os moradores dos municípios lindeiros e da região Trinacional também podem visitar a Usina gratuitamente. A cortesia é válida para a visita panorâmica, Ecomuseu e Refúgio Biológico Bela Vista.

 

Podem participar da visita gratuita os moradores de Capanema, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Mundo Novo, Pato Bragado, Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa e Vera Cruz do Oeste.

 

Já as cidades da Região Trinacional beneficiadas são: Puerto Iguazú, Puerto Liberdad, Puerto Esperanza e Wanda, na Argentina, e Ciudad del Este, Presidente Franco, Minga Guazú e Hernandarias, no Paraguai.

 

Dia do Museu

 

Além do aniversário de Itaipu, no sábado, também será comemorado no domingo, dia 18, o Dia Internacional dos Museus. Para celebrar a data, o Ecomuseu – espaço que preserva e divulga a história de Itaipu e da região onde a usina foi construída – terá uma programação especial.

 

Nesta data especial, além de não pagar entrada, o visitante que for conferir o acervo nostálgico e artístico do estabelecimento que “ecoa o passado da Itaipu” também verá novidades.

 

Uma delas será a recepção dos visitantes. Dois atores da Casa de Teatro, representando os personagens lúdicos Oicos e Ecos, vão receber e interagir de forma educativa com o público. Mas não é só. Múltiplas e variadas atrações esperam pelos turistas.

 

Além do seu acervo permanente, o Ecomuseu conta com três exposições temporárias: o “Olho D’água”, de Marta Xavier; “Encanada”, de Ely Felber; e “Uma viagem ao Norte com Zilda Arns, pelas lentes de Jader da Rocha”. E tudo com entrada franca. “Como é um dia destinado à promoção dos museus, a entrada gratuita democratiza o acesso e estimula a cultura de ir até eles”, explica Maria Emília de Souza, da Divisão de Educação Ambiental e coordenadora do Programa de Valorização do Patrimônio Regional e Institucional de Itaipu.

 

O Dia Internacional dos Museus é festejado desde o final da década de 70. Segundo Maria Emília, já é tradição do Ecomuseu comemorar essa data com programações específicas. “A entrada gratuita neste dia acontecerá pela primeira vez porque antes de fevereiro deste ano o ingresso não era cobrado”, afirma.

 

Tópicos: 

Mais notícias