Fundo Iguaçu conquista Grand Prix no Top de Marketing 2010

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A gestão integrada do turismo, que resultou na criação do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), conquistou o prêmio máximo na festa do 20º Top de Marketing, tradicional evento promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR), que aconteceu nesta quarta-feira (24), no Auditório da FIEP, em Curitiba.

Instituído para valorizar as iniciativas e ações de destaque na área de marketing e vendas no Estado, o Prêmio Top de Marketing é concedido por uma comissão formada pelos diretores da ADVB-PR, que considera as estratégias e os resultados alcançados. O grande vencedor da noite, que obteve maior escore pela comissão julgadora e levou o Grand Prix, só foi revelado no auge da cerimônia: o case “Destino Iguaçu: a gestão integrada do turismo”, apresentado pelo Fundo Iguaçu e premiado também com o Top de Marketing na categoria Hotelaria, Turismo e Cultura.

Concorreram ao Grand Prix outros oito cases já premiados em diversas categorias: Chevrolet (Veículos e Mercado Automobilístico), Compagas (Serviços), Estação Business School (Educação e Ensino), Fiep (Indústria), Grupo Thá (Mercado Imobiliário), Park Shopping Barigüi (Varejo), Rede Massa/TV Cidade (Comunicação) e Sicredi (Mercado Financeiro).

Motivação

Os prêmios Top de Marketing e Grand Prix foram recebidos pelo superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla. O acompanharam o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Jaime Nascimento; e a representante da Agência Competence, Daniela Capeletti.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e sua esposa, Maria Olívia, compareceram ao evento.

Ao receber o prêmio, Piolla fez um balanço das ações de promoção do Destino Iguaçu realizadas por meio da parceria entre Itaipu, Secretaria Municipal de Turismo, Comtur e entidades do trade turístico da região. “Somos gratos à ADVB-PR por esse reconhecimento. É uma motivação a mais para continuarmos nosso trabalho. Juntos, setor público e iniciativa privada, estamos transformando a imagem do Destino Iguaçu, consolidando-o como destino de qualidade para lazer e eventos”, afirmou.

O Fundo Iguaçu

O Fundo Iguaçu é instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, gerida por um comitê com representantes de todas as entidades ligadas ao trade turístico local. Seu objetivo é desenvolver ações de divulgação, promoção, qualificação e aprimoramento da infraestrutura do destino para atrair mais turistas e eventos a Foz do Iguaçu e região.

Sua criação é resultado da iniciativa liderada pela Itaipu, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Iguassu Convention & Visitours Bureau (ICVB), e contou com participação de diversas entidades como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis), Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Polo Iguassu e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), entre outras.

As diversas estratégias e ações detalhadas no case transformaram, em apenas três anos, Foz do Iguaçu em Destino do Mundo. Destacam-se a criação de toda a identidade visual para o destino, as campanhas Temporada Boa em Foz, Vote Cataratas, eventos como Festival de Turismo das Cataratas e, atualmente, o Natal das Cataratas.

Como resultado, hoje a região é referência como um dos mais belos destinos ecológicos do mundo, com oferta de atrativos de qualidade para lazer e eventos, e começa a receber pesados investimentos do setor público e privado, inclusive na hotelaria, com previsão de mil novos leitos e mais de R$ 250 milhões aplicados na região.

São importantes indicadores dessas ações o aumento do fluxo turístico na região, medido pelo número de acessos ao Parque Nacional do Iguaçu, alcançando o recorde histórico de mais de 1 milhão e 300 mil visitantes em 2010. O Aeroporto Internacional Cataratas deve fechar o ano com crescimento acima de 60%, três vezes mais do que a média nacional.

As agências Competence, Verdi Design e Cupola/Giusti Assessoria foram as responsáveis pelas ações de comunicação integrada da marca Foz do Iguaçu – Destino do Mundo.

Cases vencedores

– Fundo Iguaçu:  “Destino Iguaçu: a gestão integrada do turismo” –  Categoria Hotelaria, Turismo e Cultura  e Grand Prix 2010;
– FIEP: “Contribuição Sindical Empresarial, parceria que dá resultado” –  Categoria Indústria;
– Rede Massa/TV Cidade: “A valorização da ‘cor local’” – Categoria Comunicação;
– Chevrolet: “Presença nacional, atuação regional, estratégia local” – Categoria Veículos e Mercado Automobilístico;
– Sicredi: “Sicredi Cartões” – Categoria Mercado Financeiro;
– ParkShoppingBarigüi: “Park Gourmet” – Categoria Varejo;
– Estação Business School – Revolução no Ensino Superior no Paraná  – Categoria Educação e Ensino;
– Compagas: “Programa foco no cliente, gerando valor e competitividade “ – Categoria Serviços;
– Grupo Thá : “Orgulho de fazer história – 115 anos de tradição, valorizando o passado com os olhos voltados para o futuro” – Categoria Mercado Imobiliário.

Prêmios Personalidade:

–  José Wille, diretor de jornalismo da Rádio CBN Curitiba – (Personalidade de Comunicação);
–  Alceu Vezozzo Filho, diretor da Rede Bourbon de Hotéis (Personalidade de Vendas);
–  Marcelo Velloso, diretor de marketing do HSBC (Personalidade de Marketing);
– Oriovisto Guimarães, presidente do Grupo Positivo (Troféu Francisco Cunha Pereira Filho – Personalidade do Ano).

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