Brasileiros dominam segundo dia do rafting

Compartilhe esse artigo

Pelo segundo dia consecutivo, os brasileiros dominaram as disputas do Campeonato Mundial de Rafting R4, em Foz do Iguaçu. Neste sábado, 11, as equipes do Brasil conquistaram o título do slalom nas categorias sub-19 e sub-23 masculinos e também na categoria sub-19 feminino, disputadas no Canal Itaipu, da usina hidrelétrica de Itaipu.

Neste domingo, 12, será disputa nas corredeiras do Rio Iguaçu, logo abaixo das Cataratas, a prova decisiva do campeonato. A descida definirá os novos campeões mundiais nas categorias youth (sub-19) e júnior (sub-23). Participam da competição cerca de 300 atletas de 19 países.

O Canal Itaipu, tradicional local da Canoagem Brasileira e um dos três canais artificiais de canoagem localizados no hemisfério Sul, onde ocorreram as provas de sexta-feira e sábado, foi bastante elogiado.

O canoísta Arnold Baumann, da equipe austríaca sub-23, é categórico: “O Canal Itaipu é o melhor lugar onde treinei até hoje”. E elenca os motivos para tantos elogios: “O local, além de muito bonito, exigiu um nível técnico alto”.

Nas provas de slalom, os brasileiros tiveram a vantagem de já conhecerem o Canal Itaipu e foram destaque pelo segundo dia consecutivo do campeonato. No sub-19, os brasileiros venceram com o tempo de 3:00.82, seguidos de perto pelos russos, que marcaram 3:02.27. O bronze ficou com os eslovacos, com o tempo de 3:19.05.

 

No sub-23, a equipe brasileira fez uma descida praticamente perfeita, marcou o melhor tempo entre todas as categorias de hoje (2:53.09) e garantiu o ouro. A prata ficou com os colombianos, com 3:02.15 e o bronze com os tchecos, que marcaram 3:10.95.

Para Ângelo Eduardo, da equipe brasileira Sub-23 Masculino, a preparação para competir no Mundial no Brasil começou há um ano. “Treinamos muito forte para chegarmos preparados e conquistar este título para o Brasil”.

 

Nas categorias femininas, domínio do Brasil no sub-19 e da República Tcheca no sub-23. No sub-19, as meninas do Brasil garantiram o título da prova de slalom com o tempo de 4:28.95, seguidas pelas neozelandesas, com 4:48.24, e pelas australianas, com 4:51.55. No sub-23, as tchecas garantiram o ouro no slalom, com a marca de 3:49.98, à frente das brasileiras, com 4:24.98, e das russas, com 4:34.03.

 

 

Transmissão ao vivo

O evento é transmitido ao vivo pela internet na página oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (www.canoagem.org.br) e no site da Federação Internacional de Rafting (www.internationalrafting.com).

 

Já durante os dias 17 e 18 de outubro, datas das provas de head to head e slalom das categorias sênior e master, o evento será transmitido ao vivo nos canais SporTV, das 11 às 13h.
 

 O evento é organizado pela Federação Paranaense de Canoagem, em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e a Federação Internacional de Rafting. As provas são patrocinadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Itaipu Binacional e Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com o apoio do Macuco Safari, Sistema Unimed e Seguros Unimed.

 

 

Site Oficial: www.foz2014.org.br

 

Resultados: http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/585

 

Fotos em alta resolução: https://www.flickr.com/photos/canoagembrasileira

 

Live Streaming: http://new.livestream.com/itaipu/CANOAGEM

 

Facebook: https://www.facebook.com/canoagembrasileira

 

Coverage in English: http://raftingchampslive.wordpress.com

 

Tópicos: 

Mais notícias