Nesta sexta-feira (30), às 9 horas, será inaugurado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) o Laboratório de Eficiência Energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O laboratório, que já está funcionando, é especializado em tecnologias voltadas ao uso racional de energia.
Resultado de um convênio celebrado entre a Itaipu, a Eletrobrás, o Instituto de Tecnologia Aplicada à Inovação (Itai) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a implantação do laboratório tem por objetivo capacitar estudantes nos conceitos de eficiência energética e desenvolver projetos de edificações que contemplem técnicas para minimizar o consumo de energia elétrica, sem reduzir o conforto ambiental.
O laboratório conta com uma equipe de 15 alunos bolsistas dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Unioeste. Além do ensino superior, haverá cursos de extensão e prestação de serviços como laboratório certificador filiado ao Inmetro.
“A idéia é ter um centro de excelência em conservação de energia, voltado à formação de mão-de-obra, a projetos que aumentem a produtividade do sistema elétrico, à elaboração de políticas públicas de uso racional de energia e ao apoio à inserção de fontes alternativas”, afirma o professor Roberto Lotero, responsável pelo Laboratório.
Primeiros projetos
O Laboratório de Eficiência Energética já está trabalhando em projetos de conservação de energia em prédios públicos. O primeiro trabalho realizado pelo laboratório foi na Escola Municipal João da Costa Viana. Recentemente, todas as instalações elétricas e iluminação interna e externa da escola passaram por uma reformulação geral, com a substituição de todas as lâmpadas por modelos mais econômicos e eficientes. Além da economia do consumo de energia, a escola passou a ter uma iluminação adequada, dentro das normas exigidas pela ABNT.
Com a conclusão da adequação das instalações elétricas, o Laboratório de Eficiência Energética deu início a um trabalho de conscientização sobre o uso eficiente de energia elétrica com os alunos, professores e a comunidade próxima à escola. De forma educativa e interativa, o projeto de sensibilização tem mostrado às crianças e à população do bairro Três Lagoas como economizar energia elétrica.