Foz ganha cursos de graduação e pós-graduação da UAB

Compartilhe esse artigo

A partir de junho, Foz do Iguaçu passará a contar com dois cursos de graduação e três de pós-graduação no Pólo Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que está sendo instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).  São 250 vagas para pós-graduação e 100 vagas para graduação.

 

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação PTI e Ministério da Educação (MEC), o Pólo Presencial da UAB vai oferecer cursos de graduação em Tecnologia em Gestão Pública, pelo Cefet de Santa Catarina, e Letras – Espanhol, ministrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Já os cursos de pós-graduação Métodos e Técnicas de Ensino e o de Gestão Ambiental serão ministrados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e o de Saúde para Professores da Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Sistema

 

A Universidade Aberta do Brasil é um projeto criado pelo Ministério da Educação para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior gratuito, através da oferta de cursos superiores na modalidade de ensino à distância.

 

Ao todo, foi aprovada a criação de 290 pólos presenciais da UAB em diferentes municípios. O sistema será formado por instituições públicas de ensino superior federal, que serão responsáveis por toda a metodologia dos cursos oferecidos.

 

Edilson Carlos Balzzan, coordenador do Pólo Presencial de Foz do Iguaçu, explica que todo o conteúdo e didática dos cursos, bem como professores e o processo de seleção dos alunos, serão coordenados pelas universidades.

 

Já a infra-estrutura necessária para a realização dos cursos, como salas para atendimento presencial, laboratórios de informática, salas de videoconferência e biblioteca, é de responsabilidade de cada pólo. No Pólo de Foz, todo o atendimento presencial será feito no PTI.

 

Metodologia

 

Por estar inserido na modalidade de ensino à distância, várias atividades dos cursos de graduação e pós-graduação estarão disponíveis na internet. Através de um portal específico da UAB, os alunos terão acesso às aulas e exercícios repassados pelos professores.

 

Em certos momentos, como o início de cada módulo, revisões e provas, os alunos terão aulas presenciais ou através de videoconferência. Segundo Edilson, no Pólo também haverá tutores à disposição dos alunos para auxiliá-los na aprendizagem.

 

Tópicos: 

Mais notícias