Investimento beneficia produtores e famílias, promovendo desenvolvimento sustentável e qualidade de vida no Noroeste do Paraná
A Itaipu Binacional inaugurou, nessa segunda-feira (1º), a pavimentação da Estrada Rural São Luís, em Mariluz, no Noroeste do Paraná. Com 3,3 quilômetros de extensão, a obra faz parte do programa Itaipu Mais que Energia e representa um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, com contrapartida mínima de 5% do município. O projeto visa melhorar o acesso rural, reduzir a erosão e preservar o reservatório de Itaipu, ao mesmo tempo em que eleva a qualidade de vida de aproximadamente 2 a 3 mil pessoas, incluindo produtores e famílias de assentamentos como São João e Nossa Senhora Aparecida.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que o projeto é uma forma de retribuir ao povo paranaense os recursos gerados pela Usina. Ele ressaltou ainda que a Itaipu investe em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como Mariluz, que têm uma contrapartida menor em relação a municípios mais ricos, garantindo um impacto social ainda maior na vida das pessoas.

O prefeito em exercício de Mariluz, Fernando Santos, classificou a obra como um momento histórico para o município. “Essa estrada é mais que um asfalto; é comodidade, segurança e qualidade de vida para produtores, famílias e para todos que trafegam esse trecho.” Ele ressaltou que muitos agricultores e moradores da área rural aguardavam há anos por essa melhoria e que o investimento da Itaipu reflete diretamente no desenvolvimento da região.
Morador e produtor local, Gilberto Lamanso Ferreira, natural de Mariluz, contou que, para ele, o asfalto na zona rural é um sonho realizado, que facilita o escoamento da produção agrícola e o acesso dos alunos às escolas. “Antes, enfrentávamos barro e pedras, hoje quase todo o percurso é asfalto e isso representa uma grande mudança para nossa produção e qualidade de vida”, destacou.
A secretária municipal de Agricultura, Josiane dos Santos Justo, agradeceu à equipe de planejamento e engenharia da Itaipu pela parceria na elaboração do projeto e lembrou as complicações anteriores, como erosão e dificuldade do tráfego de ônibus e caminhões, agora resolvidas com a inauguração da via.
O evento ainda contou com a presença do deputado federal Zeca Dirceu, representantes de sindicatos, assentados, produtores locais e outras autoridades.
